“JUNTOS, PODEMOS FAZER O IMPOSSÍVEL ACONTECER”

A comemoração do 48º aniversário do Lions Clube de Vila Nova de Gaia decorreu, no passado dia 29 de novembro, na embarcação Sea Star. Durante o certame, que ficou marcado com a irmanação oficial com o Lions Clube de Creusot, em França, Luís Rouxinol, CEO do Grupo Empril, foi homenageado com o título Empresário do Ano e a ASSIC foi agraciada com um donativo no valor de 2500 euros. Valentim Miranda, vereador da Câmara Municipal de Gaia, Manuel Ferreira, governador do Distrito 115 Centro/Norte, Duarte Besteiro, presidente do Rotary Club Gaia-Sul, Isabel Frazão de Aguiar, presidente do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, e Manuel Moreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, juntaram-se às mais de 150 pessoas presentes neste evento, que enalteceu o companheirismo e a solidariedade.

 

 

A embarcação Sea Star foi palco, no passado dia 29 de novembro, da celebração do 48º aniversário do Lions Clube de Vila Nova de Gaia. Valentim Miranda, vereador da Câmara Municipal de Gaia, Manuel Ferreira, governador do Distrito 115 Centro/Norte, Duarte Besteiro, presidente do Rotary Club Gaia-Sul, Isabel Frazão de Aguiar, presidente do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, Jean-Philippe Roussat, past presidente do Lions Clube de Le Creusot, e Manuel Moreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, juntaram-se às mais de 150 pessoas presentes neste evento, que enalteceu o companheirismo e a solidariedade.

A sessão, que contou com a participação de dezenas de clubes lionistas, foi inaugurada por Raquel Mota Pinto, presidente do Lions Clube de Vila Nova de Gaia, que fez questão de sublinhar que “hoje é um dia muito especial para o Lions Clube de Vila Nova de Gaia, é um dia de celebração, reflexão e renovação do compromisso de servirmos juntos”.

Garantindo que “nestes 48 anos, tivemos o privilégio de ser uma força motriz em causas que fazem a diferença, causas que ressoam profundamente com os valores do lionismo e com as necessidades do nosso tempo”, Raquel Mota Pinto enalteceu que “juntos, podemos fazer o impossível acontecer”.

Após o banquete, o professor Carlos Brito conduziu a palestra intitulada “Gaia: Berço do Empreendedorismo e Guardiã do vinho do Porto”, frisando que “vivemos num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo”.

Assegurando que “a inovação sempre foi o motor do desenvolvimento das sociedades e é uma palavra que nós hoje aplicamos muito, mas que é mal-entendida”, o palestrante ressaltou que “inovar significa criar soluções novas que sejam capazes de gerar valor, que pode ser económico ou social”.

Para Carlos Brito, “Vila Nova de Gaia é um concelho com excelentes exemplos de inovação” e o vinho do Porto é “um excelente caso de sucesso e de inovação, com uma característica muito particular, que é um sucesso e inovação de séculos”.

Asseverando que “aquilo que temos, em geral, é pouco valorizado”, o docente afirmou que “se nós formos capazes de valorizar melhor aquilo que produzimos, os serviços que prestamos, as nossas empresas vão ter mais lucro, vão pagar melhores salários, vão pagar eventualmente mais impostos e os reformados terão uma reforma maior”.

Seguidamente, realizou-se o ato de irmanação oficial com o Lions Clube de Le Creusot, em França, durante o qual o past presidente francês, Jean-Philippe Roussat, leu uma mensagem do atual presidente, que não conseguiu marcar presença no certame, referindo que “gostava de estar convosco, mas não posso estar em Portugal e na Alemanha no mesmo fim de semana. Muito obrigado pelo convite para participar nas comemorações do aniversário do Lions Clube de Vila Nova de Gaia”.

Neste âmbito, também Raquel Mota Pinto não escondeu que “é com enorme alegria e sentido de união que celebramos hoje a irmanação entre o Lions Clube de Vila Nova de Gaia e o Lions Clube de Le Creusot. Este momento representa mais do que um simples gesto; é a criação de uma ponte sólida entre duas comunidades que partilham os mesmos valores de serviço, solidariedade e fraternidade. Juntos, fortalecemos o espírito lionístico que nos une, ampliando a nossa capacidade de transformar vidas e de agir, não apenas localmente, mas também globalmente. Que esta irmanação seja uma inspiração para novos projetos, uma fonte de amizade duradoura e um exemplo do impacto que podemos alcançar ao trabalhar em conjunto”.

Durante esta celebração, que contemplou a admissão de três novos companheiros, nomeadamente, Sérgio Afonso, Luís Rouxinol e João Ferreira, o Lions Clube de Vila Nova de Gaia entregou um donativo à ASSIC, no valor de 2500 euros, adiantando, ainda, que “iremos formalizar o apoio à Conferência Vicentina de forma a que possam disponibilizar cabazes de Natal a diferentes famílias na época que se avizinha”. A agraciação de Luís Rouxinol, CEO do Grupo Empril, com o título Empresário do Ano, também foi um dos momentos altos da noite.

Por conseguinte, também Valentim Miranda, vereador da Câmara Municipal de Gaia, foi convidado a tomar a palavra, sublinhando que “o município sente-se feliz por ter, em Gaia, várias atividades ligadas à comunidade, desenvolvidas por associações como os Lions, Rotarys e IPSS, isto é, todo um conjunto de pessoas que dão de si em prol dos outros, sem tirarem benefícios para si próprios. Muito obrigado, em nome do município, pelo trabalho que fazem”.

As intervenções foram encerradas por Manuel Ferreira, governador do distrito 115 Centro/Norte, que usufruiu do momento para anunciar que “a pessoa que me vai substituir é o lion de Vila Nova de Gaia e diretor de sessão, António Ferreira”.

Felicitando o Lions Clube de Vila Nova de gaia pelo seu 48º aniversário, Manuel Ferreira, salientou que se trata de “quase meio século como clube de excelência, pela excelência do serviço prestado à comunidade. A grandeza do presente é o reflexo do trabalho iniciado há muitos anos pelos fundadores e a continuidade dos que lhe seguiram. Hoje cabe aos presentes celebrar orgulhosamente o quanto foi feito”.

Na ocasião, Raquel Mota Pinto destacou, aos jornalistas, a importância de “respeitar um legado. É um compromisso que assumimos permanentemente, em prol da comunidade. Fazer 48 anos é honrar aquilo que os nossos fundadores iniciaram e nós conseguimos até hoje, felizmente, dar continuidade”.

Assim, a celebração do 48º aniversário do Lions Clube de Vila Nova de Gaia terminou com o corte do bolo e um brinde à longevidade desta instituição, que muito contribui para a comunidade.