“A FESTA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA É UM CARTAZ DE VISITA A PORTO FORMOSO”

A Festa de Nossa Senhora da Graça, em Porto Formoso, regressou, após dois anos de interregno causados pela pandemia da Covid-19, no passado mês de setembro. O evento cultural e religioso contou, para além das habituais eucaristias e da procissão de Santa Graça, com muita animação, incluindo a atuação da banda No Name Sound e um espetáculo de pirotecnia. A tradicional festa desta freguesia contou com a presença de várias coletividades, entre elas, o Grupo Folclórico de Porto Formoso, e com diversas individualidades como José António Garcia, vereador municipal, e Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande. Em declarações exclusivas ao AUDIÊNCIA, Rúben Adriano, presidente da Junta de Freguesia de Porto Formoso assegurou que esta edição foi um sucesso.

 

A edição de 2022 da Festa da Nossa Senhora da Graça decorreu entre os dias 8 e 13 de setembro, na freguesia de Porto Formoso, na ilha de São Miguel. Após dois anos de interregno, Rúben Adriano, presidente da Junta de Freguesia, afirmou que o retorno deste evento “é sempre muito gratificante, porque, a Festa de Nossa Senhora da Graça, para além de ser a festa da nossa padroeira, é a maior festa de existe na nossa freguesia e já faz parte da nossa cultura”. O presidente da Junta de Freguesia enalteceu ainda a importância da realização desta festa e referiu que “a freguesia fica cheia” com a vinda dos imigrantes. Para Rúben Adriano, “esta é das maiores festas em termos de procissão e adesão, no que diz respeito às festas religiosas do concelho da Ribeira Grande”.

Rúben Adriano asseverou que muitas pessoas tiveram receio que o evento não se realizasse devido à situação pandémica e optaram por não comprar as passagens, contundo garantiu que “houve uma adesão muito boa da população de Porto Formoso”. Segundo o presidente, o evento conta, anualmente, com “a procissão de Santa Graça que, normalmente, sai à rua com quatro, cinco bandas de música e oito santos de andores” e que, este ano, “as pessoas conseguiram voltar à rua e acompanharam a Nossa Senhora”.

A organização deste evento é feita pela comissão de festas local e conta o apoio da Junta de Freguesia de Porto Formoso. Rúben Adriano assegurou que “enquanto Junta de Freguesia damos apoio logístico e monetário à organização e colaboramos ainda na colocação de mastros, na colocação de barracas, em toda essa logística e disponibilizamos transporte para que eles, durante a altura da festa, pudessem fazer deslocações para irem buscar o material necessário”. O presidente salientou ainda que “qualquer pessoa que venha à festa pode ver o quanto a nossa freguesia é limpa”, uma vez que “temos sempre a preocupação de ter a nossa freguesia o mais limpa possível e tivemos um grupo de trabalho que, às cinco da manhã, já estava na rua a fazer a limpeza do recinto da festa”.

Rúben Adriano referiu que este evento cultural e religioso “tem um impacto muito grande em Porto Formoso, não só pela parte do encontro e reencontro entre pessoas, mas também a nível do comércio local”. O presidente enalteceu ainda que “a Festa de Nossa Senhora da Graça é um cartaz de visita a Porto Formoso” e “demonstra aquilo que nós temos de melhor”. O autarca assegurou que balanço foi “muito positivo, mas acredito que para o ano conseguimos fazer ainda melhor”. A edição de 2022 superou as expectativas, mas o presidente espera, em 2023 “ter uma festa com muita, muita gente e com muitas das pessoas que não vieram este ano”. Passada a época das festas de verão, Rúben Adriano afirmou que “enquanto Junta de Freguesia temos dado apoio logístico e monetário a todas as nossas instituições” e “pretendemos terminar o ano com um espetáculo de fogo de artificio na passagem de ano”.