Sabia que, numa situação de urgência, não precisa de ir sozinho na ambulância, pois pode ser acompanhado por um familiar? Que tem direito a uma segunda opinião, de outro médico, caso lhe seja diagnosticada uma situação clínica grave? E que existem comparticipações do Estado para os idosos renovarem as lentes dos óculos ou as próteses dentárias?
Nem sempre os utentes estão a par dos seus direitos sobre saúde. Contudo, estar bem informado é o primeiro passo para que os cidadãos intervenham nas decisões sobre a sua saúde e exijam o cumprimento dos seus direitos.
Neste sentido, a DECO lançou a campanha informativa “A saúde a que tem direito”. Poderá encontrar folhetos informativos e vídeos sobre esta temática, nas unidades de saúde familiar e farmácias perto de si, bem como no site www.asaudeaquetemdireito.pt , onde toda a informação estará acessível.
Para além disso, a DECO estará a realizar sessões informativas em todo o país. Com esta iniciativa pretendemos ajudar os consumidores a compreender os seus direitos enquanto utentes e ainda explicar como recorrer a apoios e quando reclamar.
Enquanto consumidores, os utentes têm direito à informação e a cuidados de saúde seguros e de qualidade.
Mais informações: deco.norte@deco.pt