A média das classificações dos alunos açorianos que realizaram as provas finais do 9º ano, na segunda fase, foram melhores do que as obtidas em 2023 – em Português, a média foi inclusive superior ao todo nacional.
A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, refere que os resultados obtidos pelos alunos açorianos, “embora continuem a registar negativas, mostram uma subida em relação ao ano letivo passado, o que é de saudar”.
Este ano, em Português, os 114 alunos açorianos que realizaram a prova obtiveram uma média de 44.8%, enquanto que, em 2023, tinham alcançado 33,9%. Já em Matemática, a média registada este ano pelos 110 alunos que fizeram a prova é de 22.1%, enquanto no ano passado tinha sido de 18%.
Por comparação com o todo nacional, a Português a média foi superior à alcançada pelo todo nacional (44%), e, a Matemática, os Açores distam cerca de três pontos percentuais do país (25%).
“Recorde-se que, o sistema educativo regional tem sido caracterizado por uma maior estabilidade do que o sistema educativo nacional, fortemente pautado por inúmeras greves e pela falta massificada de pessoal docente”, refere ainda Sofia Ribeiro.