ALUNOS RECEBEM O “MANUAL BREVE DE CIDADANIA LOCAL”

O «Manual Breve de Cidadania Local» começou a ser distribuído aos alunos que frequentam o ensino secundário nas escolas públicas e privadas do concelho de Valongo.

A edição do livro insere-se num projeto global de promoção da cidadania e da participação cívica designado por «Comunidade Mais Esclarecida, Comunidade Mais Participativa».

“Acreditamos que uma comunidade mais esclarecida é uma comunidade mais autónoma. Por isso, apostamos na formação de “Super Cidadãos” que consigam compreender de forma crítica e entusiasmada, sem dependerem de terceiros, os problemas e, dessa forma, serem mais participativos na gestão local, quer pública quer das instituições que integram o tecido socioeconómico local, metropolitano, nacional e europeu”, considera o autarca, que partilhou com dezenas de estudantes a preocupação com a ameaça do populismo impulsionada pela desconfiança crescente das populações em relação à administração a que se junta um perigoso desconhecimento sobre como funciona o poder local.

Editado pela Câmara Municipal de Valongo, o «Manual Breve de Cidadania Local» foi lançado em dezembro de 2016, no decorrer das comemorações dos 180 anos do Município de Valongo.

Com coordenação editorial do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, textos da autoria do Professor António Cândido de Oliveira e as ilustrações do Arquiteto Telmo Quadros, este livro com uma linguagem simples e apelativa tem por finalidade apresentar noções básicas de cidadania a nível local, dedicando especial atenção aos municípios e freguesias.

O manual está também disponível gratuitamente para toda a população, podendo ser descarregada a partir do site da Autarquia.