Ana Vitória Couto foi eleita, por unanimidade, Presidente da Juventude Socialista dos Açores (JS), nas eleições diretas que decorreram, no passado dia 25 de novembro, e é a primeira mulher eleita para a liderança da JS Açores.
Esta eleição serviu, também, para eleger os 104 delegados ao XIII Congresso Regional da Juventude, que vai decorrer nos próximos dias 15, 16 e 17 de dezembro, no concelho da Ribeira Grande.
A candidata apresentou-se às eleições, com a moção global de estratégia “Somos a Voz Ativa”, que tem como linhas orientadoras: valorizar ainda mais a Juventude Socialista, como escola de formação política; a atração e fixação dos jovens; e a participação dos mais novos, como aprofundamento da Democracia.
Segundo a moção global de estratégia, Ana Vitória Couto candidatou-se à liderança da JS Açores “em nome dos jovens que ambicionam e sonham viver na terra que os viu nascer” e referiu que, para a concretização desse objetivo, “há, desde logo, o desafio da qualificação, essencial para atingir uma emancipação jovem que tende a ocorrer cada vez mais tarde”.
A candidata indicou ainda que, apesar dos bons indicadores socioeconómicos da Região, “há ainda que acrescentar o indispensável combate contra a precariedade profissional”, e afirmou que “é preciso modificar a estrutura das instituições para que elas se tornem mais abertas para ouvir os jovens”.