ANTÓNIO VENTURA ANUNCIA PAGAMENTO DE 85% DE APOIOS COMUNITÁRIOS PARA AGRICULTORES AÇORIANOS

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura teve um encontro com a Federação Agrícola dos Açores e anunciou o pagamento de 85% dos apoios PRORURAL+, que havia sido retirado pelo anterior executivo. Além da reposição dos prémios, António Ventura também anunciou a abertura de candidaturas para novos produtores e novas áreas, sem esquecer a importância da produção de leite.

António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, anunciou, na Ribeira Grande, o pagamento, em setembro, “de 85% dos apoios relacionados com o PRORURAL+”, nomeadamente, as medidas agroambientais e as antigas indemnizações compensatórias. Após um encontro com a Federação Agrícola dos Açores, António Ventura frisou que este pagamento se prende com a “reposição de rendimento perdido por parte dos agricultores açorianos, por opção do anterior executivo”.

 

Segundo o Secretário Regional, o Governo Regional decidiu assim repor os “prémios, por uma questão de justiça, e abrir candidaturas para novos produtores e novas áreas”, prémios esses que, em 2018, desceram por escalão de hectare. Nesse sentido, António Ventura deixou a garantia de que serão pagos “cerca de 20 milhões de euros em apoios comunitários já em setembro” aos produtores agrícolas da Região.

 

Também ficou definido ser essencial “a prorrogação da portaria da reconversão, que está em vigor, dos produtores de leite para produtores de carne, até ao dia 1 de setembro”. Com esta prorrogação, o Executivo Açoriano cria “a possibilidade de existirem mais produtores, tendo em consideração a crise existente no setor do leite, devido à situação pandémica e ao preço do leite, e a indefinição do futuro destes produtores”, salientou António Ventura.

 

O governante assegurou que “até ao final do ano, vai ser aberto um período de candidaturas para o apoio ao investimento, quer nas explorações agrícolas, quer em projetos para jovens agricultores”, acrescentando que para o Governo dos Açores a produção de leite continua a ser um objetivo da sua política.