ASSIC PROMOVEU UMA FESTA DE NATAL REPLETA DE SURPRESAS

A Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo (ASSIC) realizou, no passado dia 6 de dezembro, no Salão Paroquial de Santo André de Canidelo, uma Festa de Natal, que contou com a presença de Marina Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Célia Correia, vereadora da autarquia gaiense, Maria José Gamboa, presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, e Isabel Lacerda, vice-presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, entre representantes de entidades civis, utentes, familiares e colaboradores da instituição.

 

O Salão Paroquial de Santo André de Canidelo foi palco, no passado dia 6 de dezembro, da Festa de Natal da Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo (ASSIC), que surpreendeu o público com a performance musical dos utentes da instituição. Marina Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Célia Correia, vereadora da autarquia gaiense, Maria José Gamboa, presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, e Isabel Lacerda, vice-presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, juntaram-se às centenas de pessoas presentes no certame, que vivenciaram momentos de verdadeira magia natalícia.

Assim, durante esta noite emblemática, o público foi presenteado não só com a atuação do Coro da Escola Secundária Inês de Castro, mas também com a performance dos utentes da ASSIC, que surpreenderam a plateia.

Na ocasião, Joaquim Seara Fernandes, presidente da Direção da ASSIC, enalteceu que a relevância desta comemoração é “celebrar o Natal com os nossos idosos”, porque “não poderiam deixar de passar esta quadra sem atuarem na presença da respetiva família”.

Durante a sua intervenção, o dirigente associativo recordou as mais diversas valências da instituição, enaltecendo o sonho da construção da ERPI, cuja concretização é “um pouco mais complicada, mas tudo se irá resolver. Estamos à espera que, com o nascimento do menino Jesus venha lá uma prendinha para nós, para que começássemos a respirar melhor e a nossa obra começasse com muito mais velocidade para que, no ano de 2026, ela esteja concluída. Este é o nosso desejo”.

Assegurando que “isto tudo se deve a uma direção voluntária, que tenta levar esta nau para a frente, com toda a sua força”, o presidente da Direção da ASSIC salientou que “temos uma grande ajuda de todos os nossos colaboradores, uma vez que são eles também que, todos os dias, dedicam o seu trabalho em prol do bem-estar dos utentes desta associação, o que, para nós, é muito importante”.

Também Maria José Gamboa, presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, fez questão de marcar presença na Festa de Natal desta instituição, afiançando que “hoje, é, para nós, uma noite de muita alegria, porque o Natal é uma época de muita alegria e há uma grande vontade de estarmos juntos, de fazermos as coisas melhor, de pensarmos que as coisas vão ser melhores e eu acho que é mesmo verdade e que, daqui a um ano, a ASSIC vai ter, com certeza um grande presente. Portanto, é este espírito de Natal que temos de levar daqui para a frente”.

Por conseguinte, a vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Marina Mendes, também interveio, salientando que “é um gosto, mais uma vez, estar cá, na Festa de Natal da ASSIC. Este será o último Natal deste ciclo autárquico e, por isso mesmo, permitam-me também partilhar convosco o nosso orgulho, ao longo destes anos, não só na área social, mas em todas as áreas, pelo caminho que fizemos. Quando chegamos ao primeiro ciclo autárquico, a Divisão da Ação Social era composta por meia dúzia de técnicos, que quase só faziam processos de isenção de piscinas. Hoje, são mais de 80 colaboradores, que trabalham com muitos projetos, medidas e programas. Podemos dizer que, no nosso concelho, não há um problema social complexo que não tenha uma resposta estruturada. (…) Isto também se deve não só à Câmara Municipal, mas também a uma rede social fantástica. Nós temos, no nosso concelho, muitas instituições como a ASSIC, que trabalham connosco de uma forma muito próxima”.

Garantindo que “fazemos questão de estar cá e de estar com a ASSIC”, a edil ressaltou que esta instituição “tem estado connosco de uma forma muito próxima e tem passado, de facto, por muitos desafios. (…) Da parte da Câmara Municipal vão ter, efetivamente, uma prendinha no sapatinho, porque nós já atribuímos a primeira tranche quando a ASSIC deu o passo para avançar para esta candidatura ao PRR, para a construção do vosso equipamento. (…) Agora, até ao final do ano, atribuirá a segunda tranche que também vai, com certeza, aliviar um bocadinho nas dificuldades que estão a atravessar, e depois virão as seguintes”.

Neste seguimento, também Isabel Lacerda, vice-presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, foi convidada a tomar a palavra. Congratulando a instituição por esta celebração, a dirigente associativa parabenizou, também, a Direção pelo trabalho realizado e o coro dos utentes da ASSIC pela atuação, afirmando que “fico contente por ver, aqui, toda esta gente, cheia de alegria e de valor”.

No final do evento, Joaquim Seara Fernandes agradeceu, ainda, “aos familiares, por estarem aqui presentes. Nós queremos muito que as famílias estejam junto dos nossos utentes, porque sempre dissemos que não queríamos que a ASSIC fosse um armazém para depositar pessoas, mas sim, um local para se viver. Para nós, é uma alegria ver a envolvência dos familiares e que os nossos utentes são muito bem acompanhados”.