ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DE CANELAS COMEMOROU 95º ANIVERSÁRIO

No dia 15 de julho decorreu, na sede da Associação Recreativa de Canelas (ARC), a sessão solene comemorativa do 95º aniversário desta coletividade. Este evento contou com a presença de Joaquim Quadrado, presidente da Associação Recreativa de Canelas, Daniel Rocha, presidente do Conselho Fiscal da ARC, Daniel Lopes, presidente da mesa da Assembleia Geral da ARC, Manuel Benjamim, presidente da Assembleia de Freguesia de Canelas, Isabel Lacerda, vice-presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, e associados.

 

Daniel Lopes, presidente da mesa da Assembleia Geral da ARC, presidiu a sessão solene do 95º aniversário da Associação Recreativa de Canelas e começou por assinalar “o baixo número de associados que está presente, fico com a ideia de que as pessoas não estão a tirar proveito de todas as iniciativas e de tudo o que se tem feito aqui na associação”. Aproveitou ainda para referir que a presença de Isabel Lacerda e de Manuel Benjamim refletem o “testemunho da cooperação que tem que haver entre o poder local e as coletividades, portanto é muito importante para nós que estejam cá”. O presidente da mesa da Assembleia Geral da coletividade terminou a sua intervenção enaltecendo que o desafio da associação é de “tentar atrair as pessoas para as suas atividades, para esta vivência em comunidade”.

As intervenções prosseguiram com Joaquim Quadrado, presidente da direção da Associação Recreativa de Canelas, que começou por referir que “durante estes 95 anos, como em tudo na vida, a associação tem tido os seus altos e os seus baixos”, no entanto, “fazemos tudo o que está ao nosso alcance para levarmos mais longe o nome da nossa associação”. Joaquim Quadrado afirmou que “quando tomamos posse tínhamos os maiores problemas, a nosso ver, identificados e para os quais começamos de imediato a reagir, com as medidas que achamos urgentes”. Após enumerar todas as medidas tomadas, o presidente da direção da ARC revelou duas novidades: a criação do gabinete de consulta de psicologia para os associados e a instalação de um circuito fechado de CCTV no parque para vigiar o parqueamento. No epilogo do discurso, Joaquim Quadrado afirmou que “num futuro próximo pretendemos continuar com o nosso compromisso de dar procedimento ao nosso trabalho desenvolvido com a ambição de angariar mais sócios, melhor sustentabilidade económica, mais modalidades e praticantes, mais e melhores atividades e momentos de convivo para os nosso associados”. Aproveitou ainda para destacar a urgência do “melhoramento e reabilitação deste nosso edifício, para que esta seja uma associação com um historial de um grande passado, com um melhor presente e um brilhante e promissor futuro”.

Posteriormente, Isabel Lacerda, vice-presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, começou por agradecer o convite formulado e dar os parabéns à associação pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “A Federação das Coletividades está recetiva às vossas solicitações e estará sempre disponível e ao dispor para vos apoiar” enalteceu. Isabel Lacerda afirmou ainda que espera que “esta nova direção, dê uma lufada de ar fresco e consiga captar as pessoas”. Por fim, Manuel Benjamim, presidente da Assembleia de Freguesia de Canelas, exprimiu o grande orgulho que sentiu por estar presente. “A maior felicidade que eu tenho, enquanto presidente da assembleia de freguesia, é saber que as associações e as coletividades estão bem”, destacou. Manuel Benjamim referiu que representa o povo e incentivou as pessoas “a apoiar a Associação Recreativa de Canelas, pela grandiosidade que é aquela associação”.