Relançamento do livro “Notícia Biográfica do Dr. Gaspar Frutuoso”

A Biblioteca Municipal Daniel de Sá acolheu o relançamento do livro “Notícia Biográfica do Dr. Gaspar Frutuoso”, edição do Instituto Cultural de Ponta Delgada. O evento, que também assinalou o Dia Mundial do Livro, deu início ao programa comemorativo dos 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso que a Câmara Municipal da Ribeira Grande preparou para prestar a devida homenagem ao pai da história do Arquipélago dos Açores.

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, no evento, destacou a importância de Gaspar Fructuoso para o conhecimento da história da Ribeira Grande, através da sua obra “Saudades da Terra”.  “Gaspar Fructuoso é uma presença incontornável na cidade da Ribeira Grande, nomeadamente através da toponímia do centro histórico. É uma figura de grande relevo e prestígio que leva o nome da Ribeira Grande para além dos seus limites geográficos”, disse o autarca, que também confessou ter abraçado, desde a primeira hora, o desafio de preparar um programa para celebrar os 500 anos do nascimento desta personalidade.

Além do relançamento do livro, apresentado por Rute Gregório, presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, foi também apresentado, pelo vereador José António Garcia, um micro site desenvolvido pela autarquia onde irão constar todos os materiais das celebrações dos 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso e respetivo programa.

 

Almirante António Ribeiro foi recebido nos Paços do Concelho

Alexandre Gaudêncio, recebeu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Almirante António Silva Ribeiro. O presidente da autarquia mostrou-se bastante satisfeito e honrado com a visita do Almirante à cidade da Ribeira Grande, tendo aproveitado o momento para explicar um pouco da história do concelho, através dos azulejos que estão dispostos no Salão Nobre, e apresentar um vídeo com algumas das maiores potencialidades e costumes da região.

No final da visita, o Almirante António Silva Ribeiro, deixou a sua assinatura e uma pequena mensagem no livro de honra da autarquia.

Após a receção na Câmara, seguiu-se uma visita à Escola Básica e Integrada Gaspar Frutuoso, a qual contou com a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e que teve com principal objetivo enaltecer a campanha de Ajuda à Guiné-Bissau. A comunidade escolar do estabelecimento de ensino em causa prontamente se mobilizou para doar manuais escolares, livros do Plano Nacional de Leitura e material escolar para apoiar a Guiné-Bissau.

 

Alexandre Gaudêncio reivindicou novo centro de saúde para a Ribeira Grande

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande esteve presente no Azores Health Summit, organizado pelo Hospital do Divino Espírito Santo e que decorreu no Teatro Ribeiragrandense. O evento promoveu o debate entre especialistas sobre temáticas como a saúde mental, o tabagismo, obesidade, alimentação saudável e inteligência artificial aliada à saúde.

Alexandre Gaudêncio aproveitou a sua presença na iniciativa para elencar alguns projetos que a autarquia tem levado a cabo nessas áreas, destacando a integração do município na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e a partilha de boas práticas entre os parceiros.  Além disso, o autarca ainda referiu a intenção da Câmara Municipal avançar com um projeto no âmbito da saúde mental para os seus funcionários e do projeto de nutrição nas escolas, num envolvimento com o Centro de Saúde da Ribeira Grande.

Durante a cerimónia, o edil ribeiragrandense fez uma solicitação direta ao Secretário Regional da Saúde: “A Ribeira Grande é a segunda maior cidade da ilha e não podemos continuar a ter um Centro de Saúde que não responde às necessidades da nossa população. Merecemos maior atenção da tutela e tenho a certeza que, com este Governo Regional, a nossa cidade não ficará esquecida, como ficou nos últimos anos, em matéria de saúde”, mencionou o autarca, referindo que, além da construção do novo centro de saúde na Ribeira Grande, também a construção de um novo Posto de Saúde na Maia, é prioritário.

 

Autarquia destacou investimento da segurança das praias

No dia 11 de maio decorreu a entrega de certificados de módulos adicionais aos nadadores salvadores da Associação de Nadadores Salvadores Costa Norte. O curso, ministrado pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), decorreu nos últimos dias do mês de abril, no quartel dos Bombeiros da Ribeira Grande e certificou cerca de duas dezenas de nadadores salvadores para a correta utilização de equipamentos como mota de água e moto de quadro rodas, para situações de resgate de vítimas.

“A Ribeira Grande quer se afirmar, cada vez mais, como um destino seguro. As nossas zonas balneares pretendem ser um cartão de visita, onde a segurança deverá estar sempre em primeiro lugar”, referiu Alexandre Gaudêncio, na cerimónia.

A Câmara Municipal assegurou a contratação, por três anos consecutivos, da vigilância das zonas balneares, à Associação de Nadadores Salvadores Costa Norte, após concurso público internacional, garantindo a vigilância, durante todo o ano, na praia do areal de Santa Bárbara e complexo de piscinas das Poças. Durante a época balnear, as zonas balneares das Calhetas, Monte Verde, Moinhos – Porto Formoso, Frade – Maia, Porto da Maia e praia da Viola, terão, também, vigilância.

 

Ribeira Grande celebrou Dia Internacional dos Museus

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal da Ribeira Grande preparou, ao longo do dia 18 de maio, várias atividades, uma vez que o concelho possui uma vasta oferta museológica: o Museu Municipal, o Museu da Emigração, a Casa do Arcano, o Museu do Tabaco, o Museu Vivo do Franciscanismo e a Casa das Cavalhadas.

A autarquia tem intenção de ver esta rede de museus, que acredita complementar de forma perfeita a oferta turística em geral da cidade, cada vez mais divulgada junto dos operadores turísticos e, porventura, das pessoas que visitam a Ilha de São Miguel.