Ribeira Grande vai avançar com um Plano Municipal de Combate às Dependências

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, assinou, durante o mês de abril, um protocolo com a Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores (ARRISCA), representada pelo seu presidente Gil Sousa, que visa a cedência de instalações camarárias para que a associação em questão possa prestar apoio aos cerca de 400 utentes que acompanha, semanalmente.

Além do protocolo, o presidente da autarquia reforçou a intenção da Câmara Municipal avançar com a realização de um Plano Municipal de Combate às Dependências, uma ferramenta de trabalho para políticas sociais e educativas da autarquia. “Mais do que um documento, pretendemos trabalhar em rede, de forma a dar resposta às várias solicitações que diariamente somos confrontados”, referiu o edil ribeiragrandense.

Alexandre Gaudêncio reforçou, ainda, a sua preocupação com o aumento da pequena criminalidade, se fez sentir mais nos últimos dois anos, relacionada com o crescente número de detenções por via de crimes de tráfico e consumo de estupefacientes, tais como as novas “drogas sintéticas”. “Temos que ser um concelho inclusivo, mas, também, transmitir um sentimento de segurança a que cá reside e a quem nos visita. O plano que queremos implementar pretende dar resposta àqueles que precisam de uma segunda oportunidade para terem uma vida ativa, apostando em ações concentradas na temática da prevenção, sem esquecer o reforço da segurança nas nossas freguesias”, disse o presidente da Câmara da Ribeira Grande. A autarquia prevê que o novo plano municipal será apresentado até ao final do primeiro semestre.

 

Autarquia comemorou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com exposição fotográfica

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, presidiu à inauguração da exposição fotográfica “Clima, Património Comum da Humanidade”. Este evento assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e foi organizado pela Divisão da Cultural, Juventude e Desporto da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemora-se a 18 de abril e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) convidou todas as entidades, com iniciativas enquadradas no tema “Património e Clima”, a participar. Ribeira Grande foi uma dessas entidades.

A exposição esteve patente no Largo Conselheiro Hintze Ribeiro até ao dia 30 de abril, e, agora, encontra-se em itinerância pelas várias freguesias do concelho da Ribeira Grande.

 

Câmara vai abrir 100 novas vagas para o Quadro de Pessoal

Na última sessão de Assembleia Municipal, que decorreu no dia 28 de abril, foi aprovado o novo mapa de pessoal da Câmara Municipal da Ribeira Grande, prevendo a abertura de 100 novas vagas para os quadros da autarquia, a acontecer nos próximos meses.

A abertura destas novas vagas tem como objetivo colmatar as necessidades permanentes de pessoal em diversas áreas e estabilizar a situação de aposentação de cerca de 50 funcionários, nos próximos três anos.

As alterações efetuadas no mapa de pessoal tiveram como base a nova orgânica da autarquia, aprovada no início do novo mandato, com o objetivo de agilizar o funcionamento dos serviços camarários. Cerca de 50% das novas vagas estão afetas à categoria de “Assistente Operacional”, recursos estes que poderão ser, posteriormente, alocados às Juntas de Freguesia, ao abrigo dos contratos interadministrativos.

“Estamos a dar um real contributo para combater a precariedade laboral. Para além destas 100 novas vagas, foram já contratados, para o quadro permanente de pessoal, 80 novos colaboradores, nos últimos anos.”, referiu o autarca, no seguimento da feira de emprego, no Parque de Exposições de Santana, na Vila de Rabo de Peixe, denominada “Emprego Azores”.

Alexandre Gaudêncio acrescentou, ainda, que esta é uma forma de dar resposta ao mercado de trabalho, atendendo à visão do Governo Regional dos Açores, que procedeu à reforma dos programas de emprego. “Os programas de emprego não devem acabar de forma abrupta, sob pena do poder local, nomeadamente as Juntas de Freguesia, não terem capacidade de fazer o que lhes compete ao nível da limpeza urbana. Há que dar espaço para que as empresas e o setor público se reposicionem nesta nova fase da economia açoriana, atentando que os trâmites legais de contratação pública são burocráticos e demorosos”, disse o edil ribeiragrandense.

Os concursos para as novas vagas deverão estar disponíveis nas próximas semanas.

 

Matadouro de São Miguel recebeu certificado “Welfare Quality”

Alexandre Gaudêncio, acompanhado pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Carlos Anselmo, marcou presença na cerimónia de entrega do certificado “Welfare Quality” ao Matadouro de São Miguel, que está localizado na freguesia do Pico da Pedra, no concelho da Ribeira Grande.

O certificado “Welfare Quality” reconheceu ao Matadouro de São Miguel o cumprimento de práticas relacionadas com o bem-estar animal.

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e o Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, presidiram à entrega do diploma.