AUTARQUIA REFORÇA APOSTA NO SLOGAN “RIBEIRA GRANDE – CAPITAL DO SURF”

A rotunda que faz fronteira entre as freguesias da Conceição e da Ribeira Seca está a ser alvo de intervenções, entre as quais se destaca o emprego de uma peça de arte dedicada ao surf.

 

 

No total são cerca de 70 mil euros investidos na rotunda que dá entrada à cidade da Ribeira Grande, entre os quais 60 mil aplicados na peça de destaque.

De acordo com o presidente da autarquia, esta obra consiste na “requalificação de um espaço que estava obsoleto e degradado”. Por esse motivo, “quando traçámos o Plano e Orçamento para 2020, colocámos a requalificação desta rotunda, que neste momento está a ser executada”.

Sendo a Ribeira Grande a “capital do surf”, está ali montado um monumento alusivo a esta temática. Uma estátua em bronze com cerca de quatro metros de altura e quase cinco toneladas. O desenho é da autoria de Rui Goulart, um artista que “embora seja de outra ilha, reside no Pico da Pedra há mais de 20 anos”. Quanto à fundição, foi feita em Vila Nova de Gaia pela Fundição de Bronzes de Arte Lage Lda.

O vereador do PS, Carlos Silva, teceu críticas ao executivo por não compreender o “grande alcance desta medida «estratégica» para as famílias e empresas da Ribeira Grande, sobretudo no atual contexto económico e social”. Perante esta crítica, publicada das redes sociais do vereador, Alexandre Gaudêncio diz reconhecer que “o vereador em questão tomou posse há relativamente pouco tempo e que, por isso, pode não estar a par dos projetos que estavam desenhados ou em carteira para o concelho. Só posso ver a crítica nesse aspeto”, conclui.

“Achamos que este é um espaço que já merecia esta requalificação, atendendo que é a porta de entrada na cidade e que aqui ao lado, também recentemente, inaugurámos a Praça do Emigrante, além de que toda esta zona envolvente está a ser alvo de uma requalificação urbana.”, acrescentou o edil em declarações ao AUDIÊNCIA.

Desta “requalificação urbana” fazem parte diversos investimentos hoteleiros, sendo que o próximo já está confirmado. O autarca ribeiragrandense explica que “está previsto abrirmos um novo arruamento em direção à beira mar”, ficando a rotunda com quatro saídas. O hotel “aparece encostado ao novo arruamento, paredes meias com a Praça do Emigrante”.

Segundo com Alexandre Gaudêncio, a requalificação deverá ficar concluída até ao final do mês de novembro, estando apenas em falta os elementos luminosos e aquáticos.