A plataforma de Cidadania Bisturi da nossa Colaboradora e Cronista Mafalda G. Moutinho venceu neste mês de Fevereiro dois NCG Cooperation Awards atribuídos pela Câmara de Nantes, França.

A Câmara de Nantes promove este prémio que atribui anualmente a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idade o valor monetário de 5000 Euros com o objectivo de estimular sinergias e promover relações de longa duração entre os participantes do Fórum Anual da Nantes Creative Generations, fórum esse que reúne anualmente os projectos europeus mais inovadores no campo da Cidadania.

O Bisturi representou Portugal neste Fórum que decorreu durante o mês de Outubro em Nantes, apresentando à comunidade local a sua plataforma nos seus formatos de acção 2.0 (offline e online).

Esta Plataforma permite que qualquer cidadão europeu partilhe as suas ideias e sugestões sobre a sua comunidade local, através do laboratório de ideias que reúne uma larga base de dados que o Bisturi por sua vez envia às entidades locais competentes. Neste ambiente de partilha e fortelacimento da cidadania a plataforma reúne múltiplos cronistas que dissecam temas da actualidade e organiza debates na Fnac, as Fnac Bisturi Talks, aproximando líderes da sociedade civil em distintos âmbitos e cidadãos. Actualmente o Bisturi inclui também um Showcase dos projectos europeus mais inovadores no campo da cidadania e uma “montra” de cidadãos talento.

Definem estes cidadãos como sendo pessoas que tornam Portugal um país melhor para se viver graças à acção dos seus talentos invulgares.

A Mafalda revelou-nos que após e durante a participação no Fórum vários participantes europeus a abordaram para juntos se candidatarem a este prémio que apoia monetariamente a criação de um projecto conjunto de novo no campo da cidadania.

Após ponderar decidiu que participaria no desenvolvimento de dois projectos sendo difícil poder apoiar uma terceira candidatura.

Desta forma o projecto “Eu Lobby Bot” que o Bisturi desenvolve em parceria com as organizações Nantenne Jeunes da França, Institute of Innovative Governance da Ucrânia e European Heroes da Roménia sagrou-se vencedor do NCG Cooperation Award 2018-2019. O Eu Lobby Bot é um algoritmo que ajuda os cidadãos que tenham dúvidas ou propostas a fazer aos membros do parlamento europeu, identificando que membro está a trabalhar nessa questão de interesse por parte daquele cidadão. Para além de identificar o membro do parlamento europeu mais apropriado, o algoritmo pesquisa os seus contactos nas distintas plataformas, fornecendo os mesmos ao cidadão para que de forma fácil e eficiente possa comunicar com esse deputado europeu ou com o seu gabinete.

Mafalda G.Moutinho refere ainda a alegria que sente ao ver este projecto ser desenvolvido em ano de eleições europeias.

De igual forma o projecto “Nature and You” que o Bisturi desenvolve em parceria com I will go dancing on your walls da França, Theater on the Road da Itália e a Volunteer Team of University of Athens sagrou-se vencedor de mais um NCG Cooperation Award. Este projecto utiliza o teatro e a dança para sensibilizar a população para a relação saudável que o homem deve ter com a natureza nesta época em que a tecnologia ultrapassa tudo e todos.

O Bisturi já havia sido Finalista em 2017 dos European Diversity Awards na categoria Community Project of the Year e foi Finalista do European Youth Award nesse mesmo ano.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com