A construção da Ciclovia do Coronado, um corredor ciclável e pedonal, com uma extensão de 2,5 quilómetros, que vai ligar o Largo da Feira Nova (S. Mamede) à Estação Ferroviária (S. Romão), na Vila do Coronado, no concelho da Trofa, arrancou no passado dia 20 de julho, e contemplou um investimento da Câmara Municipal da Trofa de cerca de quatro milhões de euros.
Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, explicou que “esta é uma obra vital para o futuro da Vila do Coronado e que se assume como um ponto de viragem no desenvolvimento de uma Trofa do futuro – moderna, atrativa, capaz de envolver a população com os seus espaços verdes e reforçando a aposta numa mobilidade sustentável”, acrescentando que “a Vila do Coronado ficará com uma infraestrutura moderna e requalificada, que funcionará para aproximar as duas freguesias do Coronado, potenciando a circulação a pé e em bicicleta, a prática desportiva, o lazer em família, a vivência ao ar livre. É um legado e uma herança de modernidade e desenvolvimento às próximas gerações”.
O investimento da autarquia trofense também vai abranger a construção de novos parques de estacionamento, um parque infantil e áreas desportivas.
A intervenção vai prolongar-se por 14 meses, pelo que o município garantiu que vai estar “sempre com a preocupação de minimizar o seu impacto junto da população e dos automobilistas”.