CÂMARA DA TROFA VAI CRIAR ARQUIVO PIONEIRO SOBRE A ÉPOCA DA PANDEMIA

A Câmara Municipal da Trofa está a criar um arquivo específico integrado no Centro Digital de Informação Local (CDIL) relativo à pandemia do novo coronavírus que está a ser vivida em Portugal e no mundo e pretende contar com os testemunhos fotográficos dos trofenses.

De acordo com a autarquia, este arquivo tem como objetivo valorizar a necessidade de “documentação deste momento único da história da humanidade, documentando, através de fotografias, a realidade registada pelos munícipes”, garantindo “um retrato informativo como legado às gerações futuras”.

Neste sentido, a Câmara Municipal está a convidar os munícipes a enviarem fotografias que possam ter relevo histórico no futuro retrato visual desta pandemia, partilhando, por exemplo, fotografias da passagem do Compasso em 2020 pelas freguesias, um momento de profunda tradição e religiosidade que, este ano, assumiu uma forma diferente.

Os munícipes podem partilhar os seus registos fotográficos através do e-mail arquivo@mun-trofa.pt, integrando, assim, um registo municipal pioneiro sobre esta temática. As imagens devem ser acompanhadas de um texto, no qual, é dada a autorização para que as mesmas fiquem sob custódia do Arquivo Municipal da Trofa. Assim, quando a Câmara Municipal da Trofa pretender utilizar os documentos agora disponibilizados, o Arquivo Municipal da Trofa irá contactar os seus autores.

De recordar que o Centro Digital de Informação Local – CDIL é um projeto informativo e cultural que pretende promover e valorizar a recolha e difusão de informação dispersa ou em risco de destruição, sobre o território que hoje constituí o concelho da Trofa.