CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA HOMENAGEOU 73 CAMPEÕES EM DIVERSAS MODALIDADES

A Câmara Municipal da Trofa promove, desde 2016, a Gala do Desporto Municipal da Trofa, com o objetivo de reconhecer o mérito, a excelência, a continuidade e o talento de atletas, equipas, treinadores, dirigentes, associações e clubes trofenses de áreas como o rugby, ténis, kickboxing, equitação, ciclismo, polo aquático, futebol, columbofilia, ornitologia, desporto adaptado, futsal, automobilismo, entre muitas outras.

Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, contou ao AUDIÊNCIA que a realização deste evento tem em vista “o reconhecimento dos atletas, que muitas vezes não são valorizados publicamente pelo trabalho que desenvolvem. Sobretudo, este é o nosso «obrigado» a estes atletas, que fazem um trabalho fantástico quer em prol do território, quer nas modalidades que representam, mas também no nosso país, com prémios e reconhecimentos quer a nível regional, nacional ou internacional”.

Sérgio Araújo, vereador do Desporto da Câmara Municipal da Trofa, revelou ao AUDIÊNCIA que “é muito importante para o concelho nós distinguirmos todos os atletas que engrandecem o nome do município, que engrandecem o nome do concelho e que, no fundo, trazem uma mais-valia ao concelho da Trofa, levando o nome do nosso município além-fronteiras. Portanto, é muito importante nós reconhecermos o mérito a quem o tem e, neste caso, a todos os atletas que foram premiados hoje”.

A Câmara Municipal da Trofa lembrou que contactou as entidades e instituições ligadas à área do desporto no Município, com o intuito de obter a cooperação das mesmas para identificar aqueles que, ao longo da época desportiva anterior, se destacaram individual ou coletivamente e que tenham representado um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho da Trofa ou contribuído significativamente para elevar ou promover o município devido à sua atividade neste âmbito.

 

 

A edição deste ano distinguiu 73 campeões e campeãs em diversas modalidades com o Troféu Orgulho Trofense, atribuiu o Troféu Orgulho Trofense – Prémio Carreira 2018 ao Sensei Arlindo Ferreira, por mais de 20 anos de trabalho como responsável pelo dojo de Karaté Shotokai, na Associação Recreativa Juventude do Muro, o mais antigo de toda a região Norte, e homenageou, pela primeira vez este ano, um “mecenas” que apoia o desporto, mais especificamente, a empresa Trifitrofa, com o galardão Troféu com o Desporto no Coração – Entidade Patrocinadora do Ano.

Sérgio Humberto enalteceu a importância destes prémios que, apesar integrarem um gesto simples, “são um reconhecimento da autarquia pelo trabalho, pelo empenhamento, pela dedicação e pelo rigor que estes atletas colocam na sua atividade desportiva e que, na maior parte das vezes, também transportam para a sua vida. Eu acredito que alguém que seja rigoroso, metódico, organizado e dedicado no desporto, também o será, de certeza, na sua vida e terá, obviamente, muitas conquistas. Neste contexto, é importante reconhecermos o desporto amador e as pessoas que não ganham dinheiro nenhum, mas dedicam-se a uma modalidade porque gostam dessa modalidade e porque isso as torna felizes e é este o reconhecimento que a autarquia tem de fazer e será este o caminho no futuro, mas mais reforçado e ainda com mais qualidade, e embora eu admita que esta terceira gala já atingiu um limite de dignidade fantástico, nós nunca estamos satisfeitos e queremos sempre melhor”.

O presidente da Câmara Municipal da Trofa salientou, a propósito da atribuição do Troféu com o Desporto no Coração – Entidade Patrocinadora do Ano à empresa Trifitrofa, que “esta novidade foi introduzida no primeiro ano deste mandato e não durante um ano eleitoral e é fruto do feedback e da opinião que fomos recolhendo junto do movimento associativo. O movimento associativo foi dando feedbacks aos técnicos da Câmara Municipal da Trofa sobre as empresas que mais apoiavam as associações, os clubes e as coletividades e uma das empresas que mais apoiou os diversos desportos que temos no concelho da Trofa foi a empresa Trifitrofa, existem outas, mas esta foi aquela que, no fundo, foi mais reconhecida pelo movimento associativo do município. A Trifitrofa foi homenageada este ano, no entanto já apoia o desporto há muitos anos, tal como fazem outras empresas, portanto, este é um reconhecimento pelo amor ao desporto, porque o apoio da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia não chega e é preciso outro tipo de apoios que ajudem os clubes a implementar e a ter melhores condições, no fundo, para colocar a sua prática desportiva em jogo. Neste seguimento a empresa Trifitrofa foi, e bem, reconhecida este ano”.
Jaime Azevedo, gerente da empresa Trifitrofa, afirmou ao AUDIÊNCIA que foi um orgulho receber este prémio e que esta gratificação advém do facto de “estarmos do lado do desporto e da cultura e de ajudarmos as coletividades, para que as pessoas possam, assim, atingir certos objetivos e para que as coletividades possam, realmente, dar às pessoas associadas a melhor estabilidade possível”.

“Nós ajudamos não com o objetivo de receber um prémio, mas com intuito de ajudar. No entanto é evidente que ficamos orgulhosos quando vemos que a Câmara Municipal da Trofa reconhece realmente que, no fundo, fomos diferentes”, destacou o gerente da empresa Trifitrofa.

Sérgio Araújo ressaltou ainda, no âmbito da III Gala do Desporto, que a Câmara Municipal da Trofa favorece o desporto de formas muito diversificadas, nomeadamente, através de apoios quer ao nível logístico e de transportes, quer mediante protocolos que a autarquia concebe com as associações e com os clubes.

“Nós temos, ao longo do ano, várias medidas que visam mobilizar e dinamizar a prática desportiva no Município, que culminam na Gala. Portanto, em termos de medidas, temos desde torneios que a Câmara Municipal da Trofa organiza ou é a entidade promotora. A Trofa também tem, ao nível desportivo, provas de âmbito nacional, portanto estamos a falar de provas de Ciclismo, de provas de Atletismo e de provas de Trail, que já estão enquadradas no Campeonato Nacional, o que para nós nos enche de orgulho e faz com que o concelho esteja, no âmbito desportivo, cada vez mais presente no panorama nacional, e é esse o nosso objetivo”, acrescentou o vereador do Desporto da Câmara Municipal da Trofa.