“CANTAR DOS REIS” NOS PAÇOS DO CONCELHO

Na tarde do passado dia 7 de janeiro decorreu, nos Paços do Concelho, o tradicional “Cantar dos Reis”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Gaia para assinalar o Dia de Reis. O evento contou com as atuações do Rancho Folclórico de Canidelo, do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Mafamude, do Rancho Folclórico de Perosinho e da Academia Sénior de Gaia. Várias entidades e individualidades gaienses fizeram questão de estar presentes no evento, nomeadamente, Elísio Pinto, vereador do associativismo.

 

A Câmara Municipal de Gaia assinalou, na tarde do passado dia 7 de janeiro, o Dia de Reis através do tradicional “Cantar dos Reis”, nos Paços do Concelho. Apesar do mau tempo que se fez sentir no município, o evento teve casa cheia, contando com as atuações do Rancho Folclórico de Canidelo, do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Mafamude, do Rancho Folclórico de Perosinho e da Academia Sénior de Gaia e, ainda, com um presépio humano. A celebração desta data alusiva ao Dia de Reis teve como objetivo potenciar o associativismo gaiense e representou uma aposta no fortalecimento dos laços de identidade da região.

Após as atuações dos grupos, Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, tomou a palavra e começou por saudar os presentes, enaltecendo a presença da vereadora Célia Correia. Aproveitou para deixar, em nome pessoal e do presidente do município, um agradecimento emotivo onde salientou o seu agradecimento “a todos por manterem vivo este acontecimento, esta tradição”. Complementou esta ideia referindo que “sr. presidente da Câmara Municipal tem por todos vocês um enorme respeito, por tudo aquilo que representam na nossa cultura popular” e “estas realizações são um sinal de memória, de respeito e, por isso, nós quisemos manter a iniciativa”.

Sobre as atuações, o vereador do associativismo afirmou que “valorizarmos a tradição, o impacto cultural e, sobretudo, o património humano que está presente em cada uma delas”. Elísio Pinto dirigiu-se aos grupos presentes e pediu que aceitassem “em nome do executivo municipal, um profundo agradecimento pela vossa representação e, também, por manterem de pé estas tradições que importam continuar a defender com toda a intensidade e disponibilidade”. Salientou, também, que foi uma excelente forma de começar o novo ano e destacou o “inegável papel que o associativismo aporta à comunidade”. No epílogo da sua intervenção, Elísio Pinto desejou “em nome do sr. presidente, um ano 2023 com muita saúde, mas, acima de tudo, um ano com muita paz para todos nós, porque é isso que nos estamos a precisar com muita urgência”.