O presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, considerou, durante as comemorações do 46° aniversário da Tuna e Grupo Folclórico Juvenil dos Flamengos, que “o movimento associativo da Ilha do Faial é um motivo de orgulho para todos, um instrumento de preservação das nossas tradições e um veículo de coesão da nossa comunidade”.
Para Carlos Ferreira, as instituições desportivas, culturais e sociais têm desempenhado um papel determinante ao longo da história, e continuam a ser fundamentais para dar vida às freguesias, para preservar a cultura “e até para ajudar à integração de quem vem de fora, como temos verificado nestes últimos anos”.
Na ocasião, o edil faialense reiterou o elogio ao movimento associativo dos Flamengos e da ilha, bem como “o reconhecimento aos dirigentes associativos e a todas as pessoas que deram e dão o seu empenho, o seu sacrifício, e colocam o seu tempo e das suas famílias ao serviço das instituições e da sociedade faialense”.
Na sessão solene, foi também homenageado Paulino Tavares, pelos 25 anos de ensaiador da Tuna e Grupo Folclórico Juvenil dos Flamengos.