O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, visitou a obra de construção da Casa das Cavalhadas, acompanhado pelo vereador Carlos Anselmo e pelo presidente da junta de freguesia da Ribeira Seca, João Paulo Moniz.

O espaço em construção será, segundo o autarca, “uma mais-valia para perpetuar uma tradição secular no concelho, muito especial na freguesia onde esta festividade ganha maior expressão todos os anos, por ocasião das festas em honra de São Pedro”. Alexandre Gaudêncio mostrou-se ainda satisfeito por verificar que a empreitada está a decorrer a um bom ritmo, uma vez que se perspetiva que esteja concluída no final do primeiro semestre de 2021.

O projeto do arquiteto Filipe Carneiro tem como objetivo divulgar as Cavalhadas de São Pedro e ser um pólo de exposição dos materiais utilizados nesta tradição, no entanto, tem também um foco apontado aos jovens e à transmissão da tradição às novas gerações. O espaço terá uma oficina e trabalhos didáticos onde será possível realizar os trabalhos associados às cavalhadas como, por exemplo, a decoração dos chapéus que os cavaleiros usam. “O espaço será decorado com material histórico que permitirá recordar as origens da tradição, funcionando de igual modo como local de atração turística para quem nos visita”, referiu ainda Alexandre Gaudêncio acerca da Casa das Cavalhadas.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com