A Casa do Povo da Ribeira Grande inaugurou o Centro de Atividades de Tempos Livres Nossa Senhora da Estrela a 3 de fevereiro, o quarto desta instituição, a funcionar na antiga escola do Espírito Santo.
A Casa do Povo da Ribeira Grande, em conjunto com a Câmara Municipal da Ribeira Grande, abriu um novo Centro de Atividades de Tempos Livres com capacidade para 25 crianças dos três aos 12 anos. De acordo com Albano Garcia, presidente da direção da Casa do Povo, esta é uma forma de dar resposta à “quantidade de crianças que temos inscritas” nos CATLs da instituição.
“É com muito gosto que abrimos mais um CATL”, disse Albano Garcia, durante a inauguração do novo CATL Nossa Senhora da Estrela, não deixando de mencionar que foi através do “apoio da Câmara Municipal que avançámos com este projeto”, ficando agora a instituição com quatro CATLs e cerca de 100 crianças.
O Presidente da Casa do Povo da Ribeira Grande referiu ainda que “somos os únicos a ter uma sala apropriada para pessoas com necessidades educativas especiais”, mostrando-se satisfeito pelas condições que as instalações têm para o efeito.
Mais um Centro de Atividades de Tempos Livres na Ribeira Grande vai possibilitar uma “melhor qualidade de vida às crianças, para que possam ser homens e mulheres independentes e capazes de governar uma sociedade, e a Ribeira Grande precisa disso”, disse Albano Garcia na ocasião.
A abertura deste novo CATL faz parte de uma parceria entre a Câmara Municipal e as instituições do concelho. De acordo com Alexandre Gaudêncio, são estas a “montarem o CATL e a fornecerem o serviço”, sendo que a Câmara Municipal financia os respetivos projetos “através de um concurso público” lançado todos os anos.
“Este novo CATL faz parte de uma resposta que conseguimos dar em parceria com a Casa do Povo da Ribeira Grande a uma lista de espera que havia no centro da cidade e que agora fica colmatado com esta nova sala”, disse Alexandre Gaudêncio, justificando que a abertura de mais esta sala de tempos livres “faz parte de uma estratégia que o município montou desde 2014 a esta parte, num projeto que está a ser extremamente bem acolhido por parte das famílias ribeiragrandenses”.
Com o CATL Nossa Senhora da Estrela, passam a ser 17 CATLs inaugurados e apoiados pela Câmara Municipal da Ribeira Grande com várias instituições do concelho desde 2014. Atualmente estes 17 CATLs abrangem cerca de 400 crianças, tendo já sido criados 43 postos de trabalho, entre os quais dois no mais recente CATL do concelho ribeiragrandense.
A inauguração da nova sala contou com a presença do Pe. Manuel Galvão e, ainda, com uma atuação do Rancho Folclórico Vilar do Paraíso, de Vila Nova de Gaia, que se encontrava na Ribeira Grande por ocasião da XV Gala Audiência.
Atualmente a Casa do Povo tem quatro CATLs, sendo que o primeiro a ser aberto, “Os Traquinas”, é subsidiado pelo Governo Regional enquanto que os restantes três “Anjo Bom”, “Anjo da Guarda” e o mais recente, “Nossa Senhora da Estrela”, são subsidiados pela Câmara Municipal da Ribeira Grande.