O Centro Empresarial dos Açores (CEmpA) é integrante da Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores (RIEA). O protocolo em particular foi assinado no passado dia 20 de dezembro no CEmpA, na Ribeira Seca, e, de forma geral, traz vantagens aos empresários com sede nos centros de negócio (sejam públicos ou privados).
O Vale Incubação Açores é um apoio concedido aos empresários que estejam inseridos na RIEA e que tenham atividade aberta há menos de um ano, podendo esta ajuda monetária ir até aos 10.000€ e a sua duração máxima de execução até aos dois anos.
Sérgio Ávila, presente na assinatura do protocolo entre o CEmpA e a SDEA (Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores), referiu que este apoio serve para que “as empresas possam adquirir a prestação de serviços que são fundamentais no início da sua atividade”, tais como assistência/consultoria nas áreas da gestão, marketing, assessoria jurídica, desenvolvimento de produtos/serviços ou financiamento pelas empresas que prestam estes serviços especializados integrantes da bolsa de empresas acreditadas para o efeito.
O Vice-Presidente dos Açores referiu ainda que “complementarmente” foi criado o Vale PME Digital, sendo este uma ajuda “para que as empresas, contratando serviços no âmbito da tecnologia digital, possam também ter mais um apoio”.
Por outro lado, de acordo com João Dâmaso Moniz, CEO do CEmpA, ali estão sediadas 23 empresas, sendo que 12 trabalham diariamente neste espaço, e as restantes 11 estão constituídas e têm sede nos Açores, “no entanto toda a parte administrativa decorre noutra parte do mundo.”. O empresário fez ainda saber que “este ano estamos com uma taxa de crescimento a rondar os 11%”, o que “nos dá alguma satisfação”, e resume que desde a abertura do CEmpA, em 2015, mais de 50 empresas já foram ali sediadas. João Dâmaso Moniz refere que “algumas não conseguiram superar o mercado e acabaram por desaparecer, outras ganharam asas e voaram”, expandindo assim o seu negócio.
No CEmpA encontram-se várias empresas, entre elas de arquitetura, engenharia civil e contabilidade.