CHURRASCO DE CARNE AÇORIANA ATRAIU MILHARES DE PESSOAS

O tradicional Churrasco de Carne Açoriana, promovido pela Junta de Freguesia de Arrifes, com o apoio da Cooperativa Agrícola do Bom Pastor, decorreu no passado dia 2 de setembro, no parque Jardim Padre Manuel Falcão Dinis, depois de dois anos de interregno, fruto da pandemia que assolou o país e o mundo. Esta iniciativa enquadrou-se na Feira Agrícola, que se realizou de 2 a 6 do mesmo mês, e aconteceu na mesma altura em que se celebravam as tão ansiadas Festas em honra de Nossa Senhora dos Milagres.

 

A Junta de Freguesia de Arrifes realizou, no passado dia 2 de setembro, em parceria com a Cooperativa Agrícola do Bom Pastor, mais uma edição do mega Churrasco de Carne Açoriana, depois de dois anos de paragem, devido à situação pandémica que proliferou em Portugal e no mundo.

O evento foi inaugurado com a Charanga dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e, no total, foram servidos cerca de quatro mil bifes de vaca, preparados na hora, que deliciaram milhares de pessoas, nesta que é uma das mais importantes localidades de produção pecuária dos Açores.

Esta iniciativa, que teve como principal objetivo promover a carne açoriana, assinalou a abertura da Feira Agrícola, que contou com a participação da Cooperativa Agrícola do Bom Pastor, Agritratores, Associação Agrícola de São Miguel, Auto Arrifes de Falcão & João, Isaías Martins Serralharia, O Prado, Rubeste Car – Comércio de Automóveis, Serralharia do Outeiro e UNA Seguros, assim como das tão ansiadas Festas em honra de Nossa Senhora dos Milagres, que decorreram até ao passado dia 6 de setembro, e proporcionaram, no dia no mega churrasco, um espetáculo musical, protagonizado pelo grupo FADOalado, que venceu o Got Talent Portugal 2021, e animou a enorme plateia.

Assim, no dia 3, decorreu a concentração de carros alegóricos, no Quartel, com desfile pelas ruas da paróquia, que antecedeu a Eucaristia Solene, tal como a abertura do bazar e arrematações. A noite terminou com a atuação do grupo Duo.com.

A alvorada e a Eucaristia Solene inauguraram as atividades agendadas para o dia 4. Durante a tarde, aconteceu a célebre procissão, enquanto à noite houve bazar e arrematações, assim como o VI Festival de Dança, que contou com a participação dos grupos VengaGirls, Soul Stealers, Gold Diamonds, Som do Vento e Move Dance Crew.

Já no dia seguinte, ocorreu a concentração dos animais no Outeiro e na Carreira, seguida de um desfile, que foi acompanhado pelo Grupo de Amigos do Divino Espírito Santo e antecedeu a missa e a procissão de Santo Antão. Posteriormente, realizou-se o Bodo de Leite, com a distribuição de leite e massa, seguindo-se as atuações da Tuna Académica, do grupo de Amigos do Divino e do artista Yéyé. Depois, houve cantares ao desafio com Rui Santos, Vitor Ponte, José Borges, João Luís Mariano, Paulo Miranda, Pedro Costa Renato Cordeiro, Renato Cordeiro, Rui Santos, Nelson Santos e Carlos Câmara e uma prova de queijos, patrocinada pela Unileite. A tarde foi de animação, com os jogos tradicionais, insufláveis e pinturas faciais, enquanto a noite começou com arrematações dos animais oferecidos e a abertura do bazar, tendo terminado com os espetáculos protagonizados pelo Grupo de Bombos e pela banda Brumas da Terra.

Assim, no último dia das Festas em honra de Nossa Senhora dos Milagres decorreu a Eucaristia Solene, de Ação de Graças, em sufrágio por todos os benfeitores falecidos, que precedeu o concerto do Grupo Coral Dominical de Milagres, assim como a entrega de troféus referentes aos carros alegóricos e o sorteio dos bilhetes, a favor destas celebrações. Posteriormente, realizou-se o espetáculo do grupo musical Nova Era, seguindo-se o encerramento oficial das festas, com a saída da Imagem de Nossa Senhora dos Milagres e fogo de artifício.