O festival “De’Gostar Ruralidades” decorreu, no parque Nossa Senhora das Dores e no parque Dr. Lima Carneiro. O intuito da Câmara Municipal da Trofa é continuar a incentivar a promoção e o reconhecimento das tradições locais.
Esta festa de ruralidades incluiu o XIX Festival de Folclore do Concelho e a concretização de mais uma edição da Feira Rural. O festival foi assim projetar, para além da dança, os valores mais tradicionais da Trofa.
O Festival de Folclore deu a conhecer os usos e costumes mais antigos do Município, com as atuações do Rancho Folclórico de Alvarelhos, do Grupo de Danças e Cantares de Santiago, do Rancho das Lavradeiras da Trofa e do Rancho Folclórico de S. Romão do Coronado.
No último dia, o folclore subiu ao palco com a presença do Rancho Folclórico da Trofa, do Rancho Folclórico Divino Espírito Santo, do Grupo Infantil do Centro Social de Mindelo com a integração do Grupo de Danças e Cantares de Santiago e do Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado.
O festival “De’Gostar Ruralidades” retomou a intenção de querer dar a conhecer a toda a região as riquezas do concelho, na área da produção agrícola e artesanal, tais como produtos hortícolas, frutícolas, sementes, flores, doces, compotas, mel, ovos, licores, vinhos, enchidos e artesanato.
A Câmara Municipal da Trofa pretendeu, com esta iniciativa, projetar na região, os valores e as potencialidades do concelho.