A Câmara da Ribeira Grande já está a proceder à demolição de um imóvel, adquirido em 2018, no largo frei António do Presépio Moniz, em Rabo de Peixe. A demolição do edifício é o primeiro passo para a posterior requalificação do largo que se estima que esteja pronto no final do primeiro semestre de 2022 e cujo investimento rondará os 250 mil euros.
A Câmara da Ribeira Grande deu início aos trabalhos de demolição do imóvel localizado no largo frei António do Presépio Moniz, na vila da Rabo de Peixe. O edifício localiza-se em frente à igreja do Bom Jesus e encontrava-se num elevado estado de degradação. A demolição é o primeiro para a requalificação do largo frei António do Presépio Moniz, um trabalho que bem na continuidade do que já foi desenvolvido no largo padre António Vieira.
Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande, acompanhado por Carlos Anselmo, vice-presidente da câmara, e por Jaime Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, acompanhou o início dos trabalhos. “Estamos a demolir um imóvel que se encontrava em elevado estado de degradação de modo a requalificarmos a zona”, explicou Alexandre Gaudêncio.
O autarca recordou que “a Câmara da Ribeira Grande adquiriu o imóvel em 2018, pelo valor de 210 mil euros, e, desde então, desenvolveu o projeto em sintonia com a Junta de Freguesia de Rabo Peixe que liderou o processo após auscultação pública”.
Depois de concluída a demolição, a autarquia pretende lançar o concurso público da empreitada, aguardando para tal os pareceres das secretarias regionais do Mar e das Pescas e das Obras Públicas e Telecomunicações e da direção regional do Ambiente.
Se o parecer destas entidades for positivo, a Câmara da Ribeira Grande estará em condições de dar andamento à requalificação do largo frei António do Presépio Moniz. Estima-se que o valor da requalificação rondará os 250 mil euros e a empreitada deverá estar concluída até ao final do primeiro semestre de 2022.