A Escola Profissional do Infante (EPI) entregou, no passado dia 3 de junho, 194 diplomas, relativos ao ano letivo de 2021/2022, aos alunos finalistas dos cursos profissionais, assim como de educação e formação. A cerimónia, que decorreu no Auditório do Centro Paroquial de Mafamude, contou com a presença de Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, Rui Mitchel, fundador do Lancaster College, e António Santos Machado, presidente da delegação de Vila Nova de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa, assim como de representantes de entidades civis.
A Escola Profissional do Infante (EPI) voltou a realizar a tradicional e tão esperada cerimónia de entrega dos diplomas correspondentes ao ano letivo de 2021/2022, aos alunos finalistas dos cursos profissionais e de educação e formação.
Este evento, que decorreu no passado dia 3 de junho, no Auditório do Centro Paroquial de Mafamude, teve como principal objetivo reconhecer e valorizar o mérito, empenho e dedicação dos jovens, ao longo do seu percurso escolar, promovendo, junto dos alunos, a valorização do estudo, da aprendizagem, do envolvimento nos projetos da escola, da adoção de uma conduta escolar positiva e dos relacionamentos positivos de uma cidadania democrática e participativa.
Dia do Diploma da EPI foi agraciado com vários espetáculos de dança, protagonizados pelos grupos Adventure Dance Crew e Like a Boss, e assinalou o fim de uma etapa de formação e o reconhecimento do mérito individual, constituindo-se num momento privilegiado de reencontro entre os alunos, que finalizaram os seus cursos e foram acompanhados dos seus familiares.
No total, foram entregues 194 diplomas, dos quais 132 aos finalistas do ensino profissional e 62 aos graduados dos cursos de educação e formação, que, atualmente, já ingressaram no ensino superior ou no mercado de trabalho.
A cerimónia também ficou marcada pela atribuição dos Prémios de Mérito e Excelência aos 104 alunos, dos quais 93 do ensino profissional e 11 dos cursos de educação e formação, que mais se distinguiram ao nível dos conhecimentos académicos e práticas cívicas, assim como pela atribuição de três bolsas de estudo Lancaster College, que foram entregues por Rui Mitchel, fundador desta instituição, e Tânia Madeira, professora da EPI.
Neste contexto, foi Jani Silva, diretora pedagógica da Escola Profissional do Infante, quem inaugurou as intervenções, dirigindo as suas primeiras palavras para “os nossos diplomados, para os quais este momento representa o término de um ciclo. É com muito orgulho que os felicitamos pela conclusão desta etapa e lhes desejamos muito sucesso nos novos desafios que têm pela frente. O percurso destes alunos na EPI foi certamente pejado de alguns obstáculos que cada um, à sua maneira, conseguiu superar, para alcançar o seu propósito e este é mais um motivo pelo qual estão todos de parabéns”.
Deixando o seu especial apreço e reconhecimento a todos os formandos, pelo “seu empenho e a sua capacidade de resiliência, para chegar a esta meta”, a diretora pedagógica da EPI enfatizou que “acreditamos que essas competências devem ser valorizadas e queremos incentivar à persistência destes alunos, por isso, queremos, da mesma forma, felicitá-los e entregar-lhes o Prémio de Mérito e Excelência, para que não desistam, apesar da adversidade, e sejam um exemplo para toda a comunidade escolar”.
Por conseguinte, Jani Silva terminou a sua intervenção, garantindo que “enquanto sucessora da anterior direção pedagógica, desejo dar continuidade a todo o trabalho desenvolvido com a mesma determinação e entrega”.
Seguidamente, foi Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, quem interveio, ressaltando que “este é um dia feliz. É muito importante para mim e para a Junta de Freguesia estar presente num momento como este, no qual conseguimos testemunhar o ensino de excelência que temos, aqui, na Escola Profissional do Infante e, portanto, quero agradecer e parabenizar por tudo o que têm feito ao longo dos tempos, pelo ano letivo fantástico que encerraram e, também, quero deixar uma palavra aos encarregados de educação, porque sem vocês também não era possível”.
Assim, foi num clima de festa, repleto de momentos de partilha, que terminou esta cerimónia de entrega de diplomas aos alunos graduados na Escola Profissional do Infante, durante o ano letivo de 2021/2022.