O Dia da Freguesia do Capelo foi assinalado aquando da comemoração dos 67 anos do início da Erupção Vulcânica dos Capelinhos, evento que, segundo Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Horta, “mudou para sempre a paisagem e a vida do Faial e dos Açores”.
Evidenciando os inúmeros projetos que estão em curso nesta localidade, o edil frisou que “os executivos das autarquias são um exemplo de proximidade e de serviço cívico empenhado, e o município da Horta está ao lado das freguesias, como o Capelo, no cumprimento dos seus objetivos”, destacando que “foi com sentimento de satisfação que foi inaugurada oficialmente a 1ª Fase da Via Pedonal, na Reta do Capelo, no âmbito da denominada «obra da freguesia», desenvolvida pela Junta, em que o investimento municipal ascendeu ao montante de 8 mil euros”.
Também ao nível da rede viária, o autarca realçou que “a Canada do Alexandre está incluída nas nove estradas municipais para as quais adjudicámos a elaboração de projetos de execução. Esta empreitada incluirá a rede distribuidora de águas, bem como a correção e pavimentação da via”.
Por outro lado, no que concerne ao setor das águas, o edil faialense adiantou que se encontra prevista a construção de um Reservatório, na Ribeira do Cabo, investimento superior a meio milhão de euros, mediante candidatura ao Programa Açores 2030, sendo que estão ainda programadas intervenções no Grupo de Nascentes das Águas Claras.
Sobre as zonas balneares do Comprido e Varadouro, Carlos Ferreira deixou a garantia de que o município vai continuar a apostar e a apoiar também a Junta de Freguesia na melhoria destas valências. “A freguesia do Capelo possui zonas balneares privilegiadas, que devem ser qualificadas para a população residente e também como produto turístico de excelência”, destacou o presidente da Câmara Municipal da Horta.
Sobre as Termas do Varadouro, e após várias diligências municipais, o edil reiterou que o executivo açoriano deve avançar com o projeto. “Mantemos a nossa posição sobre o assunto: o Governo Regional dos Açores deve captar investidores privados para o efeito; e se tal não for possível, o Governo deve recuperar as Termas do Varadouro e concessionar a sua gestão, potenciando com este investimento o turismo de Saúde no Faial e na Região!”, destacou o autarca.
Congratulando a localidade pela efeméride, o autarca felicitou ainda os antigos presidentes de Junta de Freguesia eleitos após o 25 de Abril, homenageados pela dedicação ao território e à Ilha do Faial.