DIA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

A efeméride comemorada pelos açorianos espalhados por todo o mundo na segunda-feira do Espírito Santo tem um significado especial. É dia de comemorar os Açores e de festejar a açorianidade do arquipélago de nove ilhas no meio do Atlântico.

 

Foi a partir de 1980 que o Parlamento açoriano instituiu este dia como feriado regional. O feriado que era comemorado na cidade da Horta, onde está sediado o edifício da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, passa a ser comemorado pelos concelhos dos Açores e até pelas comunidades açorianas.

Esta descentralização levou um pouco do Parlamento a cada uma das ilhas e em particular aos concelhos que têm o privilégio de ser palco de tais comemorações onde se recebe a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Presidente do Governo Regional, os representantes partidários, os deputados, os secretários e diretores regionais, onde se homenageia cidadãos e instituições e, por fim, onde se ouve os hinos dos Açores e de Portugal com grande emoção.

O programa do “feriado da pombinha” (fazendo referência ao Espírito Santo) termina com a partilha de Sopas do Espírito Santo à moda da terra (onde acontece a celebração) com a presença de todos os intervenientes, convidados e locais.

Este ano, ainda que de outra forma, o Dia da Região Autónoma dos Açores também vai ser celebrado. Por isso mesmo o AUDIÊNCIA Ribeira Grande preparou uma edição especial dedicada a esta efeméride. Nesta edição poderemos ler as entrevistas de Ana Luís (presidente da Assembleia Legislativa), João Luís Gaspar (Reitor da Universidade dos Açores), Cristina Calisto (presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores), Sidónio Bettencourt (jornalista e antigo deputado) e também da atriz açoriana Carolina Bettencourt.

Esta é uma edição especial dedicada aos Açores e aos açorianos.