A Quinta da Malafaia foi o destino do passeio anual da terceira idade, promovido pela Câmara Municipal da Trofa. Esta iniciativa decorreu no passado dia 8 de setembro e contou com a participação de 2500 pessoas, que vivenciaram as tradições dos arraias minhotos, ao longo deste evento, que foi repleto de animação. Os presidentes das Juntas de Freguesia deste município, assim como os Bombeiros Voluntários da Trofa foram presenças significativas no certame, que voltou a proporcionar momentos especiais a todos os seus participantes.
Promovido pela Câmara Municipal da Trofa, o passeio anual da terceira idade contou com a participação de 2500 idosos residentes no concelho, que rumaram com destino à Quinta da Malafaia, em Esposende, onde tiveram a oportunidade de vivenciar as tradições dos arraiais minhotos.
Durante a manhã, os seniores puderam assistir à eucaristia celebrada pelo padre Alberto Vieira e, depois, foram agraciados com um banquete e uma tarde repleta de alegria e surpresas. Finda a refeição, os idosos começaram a tirar proveito do espaço e enquanto uns aproveitaram os variados espaços interiores e exteriores, banhados com um ambiente típico e tradicional, para confraternizar, outros juntaram-se ao momento dançante, que se prolongou até à hora da merenda. No final do lanche, os trofenses regressaram às suas casas, com um sorriso rasgado no rosto, acompanhado da ânsia de voltarem a fazer parte desta iniciativa.
Radiante com o sucesso desta edição do passeio da terceira idade, Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, ressaltou que “este ano batemos o recorde de participantes, o que demonstra a aceitação e a importância do evento. Este passeio é muito mais do que um momento de festa, é uma oportunidade de aproximar os nossos seniores, de os acompanhar, apoiar e, principalmente, de os acarinhar e de lhes dar ânimo e qualidade de vida, pois quem já tanto trabalhou pelo nosso concelho, merece agora o nosso reconhecimento”.
Assegurando que esta iniciativa é um dos eventos mais importantes que a autarquia realiza anualmente, o edil salientou que “depois da pandemia, em que esta faixa da população ficou isolada e psicologicamente vulnerável, era imperioso retomar o nosso tradicional passeio sénior. Para muitas destas pessoas, este é um dos únicos momentos em que saem de casa para conviver. Um país que não cuida dos seus idosos é um país necessariamente mais pobre. A Câmara Municipal da Trofa não deixa ninguém para trás, não se esquece de ninguém”.
Segundo o autarca trofense, o balanço deste evento que é totalmente patrocinado pela Câmara Municipal é francamente positivo e, no próximo ano, “queremos fazer ainda mais e melhor, em prol destas pessoas que já tanto deram ao nosso concelho. Tem sido sempre a crescer e é extremamente gratificante ver a alegria genuína e a emoção sentida pelos nossos seniores. É um dia muito especial e estão felizes desde que apanham o autocarro até virem embora. Esta é uma das formas de combate ao isolamento sénior e assistimos ao reencontro de pessoas, que já não se viam há alguns anos. Foi um privilégio ver o entusiasmo de todos durante este dia de festa, organizado em modo arraial tipicamente minhoto, em que os nossos seniores dançaram, cantaram e conviveram, enquanto saborearam as iguarias tradicionais”.
Por conseguinte, Sérgio Humberto fez, também, questão de evidenciar que o município tem apostado em vários projetos e ações que visam proporcionar maior conforto à população sénior. “O combate ao isolamento e a aposta no envelhecimento ativo são alguns dos focos dos nossos programas. Portugal é, infelizmente, um dos países menos dotados ao nível das estruturas de apoio social e, sobretudo, de cuidados de saúde a pessoas idosas e/ou em situação de dependência funcional. Por isso, esta foi mais uma iniciativa desenvolvida a pensar nos menos jovens, que vem complementar projetos como as colónias balneares, a teleassistência domiciliária, a ginástica e a hidroginástica, as atividades do Centro Comunitário Municipal, o programa Segurança Sénior, entre tantas outras ações que criam hábitos de socialização ativa e constante, oferecendo momentos de convívio salutar entre os seniores trofenses, de forma a diminuir a solidão em que muitos se encontram”, sublinhou o edil.