O município da Trofa celebrou 26 anos da conquista da sua independência administrativa, enquanto concelho. O aniversário foi festejado junto da comunidade trofense, com um programa recheado de iniciativas gratuitas, que decorreram entre os dias 14 e 19 de novembro. A tradicional sessão solene, que se realizou no dia de Feriado Municipal, foi um dos pontos altos das comemorações e culminou com a homenagem ao Alheirense Cultural Center, nos Estados Unidos da América, e a atribuição da réplica do símbolo de titularidade de funções autárquicas como presidente da Câmara Municipal da Trofa entre 2013 e 2024 e de um voto de louvor, ao ex-edil Sérgio Humberto.
A Câmara Municipal da Trofa promoveu inúmeras iniciativas, no âmbito das comemorações do 26º aniversário do concelho, destinadas a toda a comunidade. As festividades arrancaram no passado dia 14 de novembro, com a tertúlia “Uma conversa com ASAS e Raquel Campos Franco”, na Antiga Estação Ferroviária da Trofa.
Já, no dia 15 de novembro, o programa celebrativo começou com a iniciativa os “Autarcas vão à Escola”, que levou o executivo municipal à Escola Básica de Cerro 1, no Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro e à Escola Secundária da Trofa, do Agrupamento de Escolas da Trofa. Este dia terminou com a inauguração da Exposição Itinerante intitulada “50 Anos a Reinventar a Educação e o Conhecimento” da Universidade do Minho.
Por outro lado, no dia 17 de novembro, decorreu o tradicional Passeio de Bicicletas Antigas, com partida e chegada nos Parques de Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, e uma caminhada solidária, numa organização conjunta com a Associação Coronado Runners, no Largo de Mendões em São Mamede do Coronado. À tarde, a animação decorreu no Coreto do Parque Nossa Senhora das Dores com o Concerto da Banda de Música da Trofa. Posteriormente, o Auditório do Fórum Trofa XXI, acolheu a Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Lusófono da Trofa 2024, que teve como vencedoras Maria Gabriela Araújo, com o melhor conto, e Noélia Maria Pedrosa, com a melhor ilustração, que foram agraciadas com prémios monetários no valor de 2500 euros. O conto vencedor será ilustrado pela vencedora do prémio ilustração, a fim de possibilitar a sua publicação e lançamento nacional. Para além dos vencedores, o júri deliberou atribuir menções honrosas na categoria de conto a Joana Bico da Silva Barata e a Alexandra Sofia Vaz Almeida. Na categoria de ilustração foram concedidas menções honrosas a Julieta Andrade de Jesus Pereira da Rocha e a Maria Teresa de Gouveia Vieira.
O dia de aniversário do município e Feriado Municipal foi inaugurado, pelas 10h30, com uma sessão solene, que teve lugar no Auditório do Fórum Trofa XXI, e foi um dos pontos altos das celebrações, uma vez que festejou e relembrou a data em que foi criado este concelho, há 26 anos, a 19 de novembro de 1998. A cerimónia, que contou com a presença de centenas pessoas, entre as quais do executivo municipal, presidentes de Junta e representantes de entidades civis e militares, ficou marcada pela atuação da Orquestra de Ritmos Ligeiros da Trofa e dos Meninos Cantores do Município da Trofa.
Como já é habitual, a cerimónia evocativa do aniversário do município da Trofa contemplou a distinção de individualidades e instituições que se destacaram pelos seus feitos. Neste seguimento, o Alheirense Cultural Center, nos Estados Unidos da América, foi homenageado com uma carta de agradecimento pela hospitalidade com que recebeu os Meninos Cantores do Município da Trofa na recente visita àquele país para atuar na sede da ONU. Neste seguimento, o casal que os acolheu, Domingos e Shirley, também foi agraciado com uma lembrança, assim como os casais Manuel Silva e Ana Lemos e Manuela Silva e Domingos Mendes.
Emocionada, Shirley, dirigiu-se aos presentes, agradecendo “por esta oportunidade. O facto de ter acolhido os Meninos Cantores foi um ato simples, para nós, e não esperava toda esta homenagem. Então, só temos mesmo que agradecer. Agradecer ao Renato, à Câmara, ao Humberto, à Zita e, principalmente, à dona Ana e ao senhor Manuel. Os meninos ficaram em casa e foi mesmo muito divertido e digo mais: se forem outra vez as portas estão abertas para vocês”.
A sessão culminou, ainda, com a entrega de uma lembrança ao autor da escultura “Gentes de Ferro”, Paulo Neves, assim como da réplica do símbolo de titularidade de funções autárquicas como presidente da Câmara Municipal da Trofa entre 2013 e 2024 e do voto de louvor, que foi aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de 25 de julho de 2024 a Sérgio Humberto, ex-edil trofense e atual eurodeputado, através das mãos do seu pai, Manuel Humberto.
Na impossibilidade de estar presente nesta cerimónia, por compromissos profissionais inadiáveis, o ex-presidente da Câmara Municipal da Trofa enviou uma mensagem de agradecimento. “Que orgulho dirigi-me hoje, a todos os trofenses, nesta sessão solene, cumulativa do 26º aniversário do município da Trofa, a pretexto de receber a réplica do colar de presidente da Câmara Municipal, o símbolo de titularidade de funções autárquicas e o voto de louvor aprovado por unanimidade em sede de reunião de Câmara, que agradeço principalmente por representarem os últimos 11 anos da minha vida em que me dediquei de alma e coração à causa trofense”.
Assegurando que “não posso deixar de me emocionar, ao olhar para o caminho que trilhamos juntos”, o antigo edil recordou que “foram 3.919 dias de dedicação, de luta, de sonhos partilhados, de tantos desafios e de muitas mais vitórias e conquistas, que só foram possíveis porque tive sempre comigo uma vasta equipa, que tive muito orgulho em liderar”.
Para Sérgio Humberto, “é um orgulho fazer parte da história da terra onde os meus pais nasceram e cresceram, onde eu nasci e cresci e onde o meu filho nasceu e está a crescer”, porém “nem todos os dias foram fáceis. Houve muitos momentos de incerteza e cansaço. Mas, cada dificuldade foi enfrentada com a certeza de que estávamos a construir algo maior. Esta missão sempre exigiu coragem e humildade e foram estas as qualidades que procurei trazer para cada decisão tomada. Lutei sempre de coração aberto para que a Trofa fosse um lugar de oportunidades, onde todos pudessem construir o seu futuro. (…) Seja como eurodeputado, ou abraçando qualquer outra missão, continuarei como sempre, ao lado da Trofa, porque o amor pela minha terra é, será sempre e fará sempre parte de mim”.
Seguidamente, chegou a vez de António Azevedo, presidente da Câmara Municipal da Trofa, intervir, encerrando a sessão. Atestando que, “hoje, celebramos mais um marco importante da nossa história coletiva, o 26º aniversário”, o edil ressaltou que “esta data representa mais de um quarto de século de trabalho, dedicação e superação, protagonizado por os que aqui nasceram, os que aqui vivem, trabalham, investem e pelos que escolheram a Trofa para construir e reconstruir a sua vida”.
Destacando que este é o primeiro aniversário do concelho que celebra na qualidade de presidente da Câmara, António Azevedo afiançou que, “para mim, esta transição, ainda que natural, não deixa de ser um desafio e representa a continuidade de um projeto ao qual me dediquei nos últimos 11 anos, enquanto vice-presidente, e que tem como base as linhas definidas por uma equipa sólida e empenhada no desenvolvimento da nossa terra”.
Agradecendo a Sérgio Humberto pelo trabalho desenvolvido, António Azevedo frisou que “foram muitas as obras e projetos que concretizámos em equipa. Cada decisão tomada, cada obra realizada, cada projeto desenhado, refletiu sempre a nossa preocupação em melhorar a vida de todos os trofenses”.
Radiante e a pensar no futuro, o presidente da Câmara Municipal da Trofa enalteceu que “é hora de continuarmos a olhar em frente, com confiança e com ambição. A nossa terra, marcada por 26 anos de transformação, continuará a caminhar para um desígnio de sucesso, que se constrói todos os dias, através de um conjunto de projetos que marcarão a qualidade de vida dos nossos cidadãos e reforçarão a identidade do nosso concelho”.
Garantindo que “queremos uma Trofa onde todos se sintam valorizados e apoiados”, o edil trofense afiançou que “o nosso caminho é promissor e sabemos que, com o mesmo espírito de trabalho, colaboração e inovação que nos tem guiado até aqui, continuaremos a avançar para um amanhã cada vez melhor para todos os trofenses”.
No final da cerimónia, os presentes foram convidados a participar na inauguração da instalação artística “Gentes de Ferro”, na Alameda da Estação, que foi encomendada pela edilidade ao escultor Paulo Neves, com o intuito de embelezar o espaço público e trazer a arte para a rua, tornando-a acessível a todos.
Concretizada em ferro, material fortemente ligado à identidade industrial do concelho, a escultura é uma homenagem ao povo trofense e à sua incansável dedicação ao desenvolvimento deste território. As oito figuras esculpidas com cuidado e simbolismo, representam as oito freguesias trofenses e são, de acordo com a autarquia “um tributo às mãos calejadas, às vidas entrelaçadas e à coragem silenciosa de uma comunidade que construiu o seu futuro com perseverança e sacrifício”. “É mais do que uma obra de arte, é o símbolo de um povo de garra, que lutou pela sua autonomia”, sublinhou António Azevedo.
Durante a tarde, a tradicional vitela assada chegou aos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e foi distribuída pela população, assinalando o encerramento da comemoração do 26º aniversário do município da Trofa.