A freguesia de Porto Formoso celebrou 508 anos e, durante das comemorações, que envolveram a entrega de medalhas de mérito aos cinco Impérios/Irmandades do Espírito Santo da freguesia, Emanuel Furtado, presidente da Junta de Freguesia do Porto Formoso, agradeceu a presença de todos, em particular a presença de Fernando Sousa, Diretor Regional do Desenvolvimento Rural, em representação do Presidente do Governo dos Açores, da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Tânia Fonseca e dos Deputados Regionais Sónia Nicolau e Carlos Silva.
O presidente da Junta referiu que estas “atribuições são de elementar justiça, uma vez que as instituições homenageadas contribuem para o engrandecimento e dignificação de Porto Formoso e das suas gentes, conservando os costumes e tradições culturais e religiosas e fazendo com que as novas gerações se sintam sensibilizadas e encorajadas a prosseguir esses valores e essas tradições”.
Emanuel Furtado afirmou ainda que o combate ao desemprego tem sido uma prioridade máxima e que a Junta de Freguesia “faz um esforço financeiro muito considerável para proteger as famílias da nossa terra, garantindo-lhes um trabalho com dignidade e um rendimento mensal para fazer face às suas necessidades quotidianas. Desta maneira, contribuímos, indiretamente, para o revitalizar da economia local fazendo com que circule mais dinheiro na freguesia”.
O executivo aludiu, ainda, que é necessário fazer novos investimentos em Porto Formoso com o intuito de trazerem mais prosperidade à freguesia e expressou que “o próximo mandato terá de ser, e sê-lo-á, de maior exigência junto do Governo e da Câmara Municipal, sendo necessário ter uma postura de maior equidade e justiça para com todas as freguesias. Não vamos aceitar continuar a ser o parente pobre do concelho”.
O presidente da Junta de Freguesia apresentou uma viatura nova de 9 lugares que vai ser destinada ao transporte escolar, mas também para apoiar todos os habitantes de Porto Formoso nas suas mais diversas atividades e assegurou que “atualmente, temos uma freguesia com mais movimento, mais dinâmica e com outra vivacidade”.