O Equador Wellness & Spa localiza-se em Canidelo, em Vila Nova de Gaia, e foi fundado por Susana Marques e Fábio Gonçalves. O AUDIÊNCIA falou com a proprietária, que salientou o facto de este ser “um espaço de envolvência apaixonante e conforto viciante”, que foi inspirado no slogan “sinta-se em casa”.
Como surgiu o Equador Wellness & Spa?
A ideia surgiu do slogan “sinta-se em casa”. Eu e o meu marido, Fábio Gonçalves, na altura, estávamos a pensar em abrir um spa premium, mas que marcasse a diferença. A realidade é que nenhum de nós alguma vez tinha trabalhado nesta área, por isso foi mesmo uma descoberta para nós e simplesmente arriscamos. Nós só tínhamos a certeza de que queríamos fazer alguma coisa diferente, fora da normalidade e de que queríamos mudar o clichê de que um spa é ir fazer massagens a um gabinete. O nosso objetivo foi mesmo fazer algo que não fosse muito usual e praticar preços que não fossem só para o bolso dos ricos, digamos assim. Nós eramos para ter aberto antes da pandemia, entretanto não pudemos e abrimos, agora, em junho deste ano. Posso dizer-lhe que não existe nada em meio rural com o nosso spa e, normalmente, o que existe é em hotéis. Portanto, o nosso estabelecimento contempla um espaço de envolvência apaixonante e conforto viciante, com um ambiente que é único e nós dedicamo-nos unicamente ao bem-estar, assim como ao relaxamento e alívio do stress do dia-a-dia.
Nesse seguimento, quais são os objetivos e qual é a principal missão deste estabelecimento?
A missão principal é fazer com que as pessoas que entram aqui se sintam em casa, aliás o nosso slogan é mesmo esse, “sintam-se em casa”. Se as pessoas que aqui entram sentirem isso, a nossa missão está conseguida, porque, aqui, o mundo é outro.
Quais são os serviços que este spa tem para oferecer?
Nós temos as massagens mais tradicionais, que são, normalmente, as pessoas conhecem e que compreendem as massagens de relaxamento e as terapêuticas. Depois temos outras, por exemplo, a massagem facial e craniana, a massagem de pedras quentes, que tem sido um sucesso, e a massagem profundamente relaxante de velas quentes, em que a cera derrete diretamente no corpo da pessoa e transforma-se num óleo e é esse óleo que serve para fazer a massagem. Em todas as massagens são usados óleos essenciais puros certificados. Para além disso, temos o escalda-pés e reflexologia, que também tem o poder de associar os pontos dos pés aos nossos órgãos e, assim, amenizar algumas possíveis dores, também trabalhamos com shisha, que é um cachimbo de água e, a nível de terapias, temos os peixes utilizados com fins medicinais, Garra rufa, mais conhecidos como Doctor Fish. A nível de programas, nós temos o Circuito Equador, que engloba todos os serviços que nós temos disponíveis, isto é, a massagem individual, a ictioterapia – peixes Garra rufa, o escalda-pés, a shisha, o duche e um brunch em buffet. Contudo, também temos vários programas pensados em momentos a dois. Como o nosso objetivo é que as pessoas se sintam confortáveis e se sintam em casa, nós também damos a possibilidade às pessoas de, através de um tablet, mudarem de música escolherem a que pretendem ouvir. Depois, também temos diversos vales de oferta, com vários serviços, que eu acho que são boas sugestões para oferecer em qualquer altura.
Numa altura em que o mundo atravessa uma pandemia, que está relacionada com a proliferação da covid-19 em Portugal e no mundo, que medidas de segurança implementou tendo em vista a proteção dos seus funcionários e clientes?
Para o conforto e segurança dos nossos clientes, nós só trabalhamos apenas por marcação e todos os nossos colaboradores estão munidos de viseira de proteção ou máscara. A desinfeção das mãos é obrigatória em qualquer visita a nosso spa e para desfrutarem dos nossos serviços é exigido o controlo de temperatura. Nós investimos em tudo o que é material descartável, desde chinelos, toalhas, roupões, entre outros, pelo que os nossos clientes, na hora de usufruírem dos nossos serviços podem optar por roupas descartáveis ou de algodão. Está proibida a entrada de qualquer cliente com calçado e roupa pessoal na zona afeta aos serviços que prestamos, uma vez que a troca é realizada no quarto de banho, que se localiza na entrada. A zona afeta aos serviços é estritamente do uso dos clientes e não existe contacto tirando durante a prestação dos mesmos. A cada utilização, o spa é limpo e desinfetado minuciosamente, para que o próximo cliente seja recebido de uma forma segura.
Relativamente ao futuro, quais são as suas ambições?
Nós esperamos crescer o mais possível e ambicionamos que as pessoas nos conheçam e que se sintam verdadeiramente em casa. Se as pessoas saírem daqui e disserem que, de facto, se sentiram bem, que se sentiram confortáveis e que se esqueceram do mundo lá fora enquanto estiveram aqui, para nós o trabalho está feito.
Tem alguma coisa a acrescentar?
Venham, experimentem e arrisquem. Garanto-vos que é fora do normal e eu acho que ninguém vai sair daqui desiludido. Como nós costumamos afirmar, “prepare-se para o que nunca viu! Sinta o que nunca sentiu!”.