A ERP (European Recycling Platform) Portugal, entidade gestora de resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA), celebrou 18 anos. A exercer atividade no país, desde 2005, esta empresa já recolheu mais de 245 mil toneladas de REEE e RPA.
Segundo afirmou Rosa Monforte, diretora geral desta entidade, em comunicado, “é com enorme alegria que celebramos o 18º aniversário da ERP Portugal. Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado incansavelmente para desenvolver e implementar soluções inovadoras para a gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos em todo o país. É com grande satisfação que, hoje, olhamos para trás e reconhecemos o impacto positivo que a ERP Portugal tem tido nas empresas, junto das comunidades, na economia circular e na redução do impacte ambiental, inevitável na gestão de resíduos. Não teríamos conseguido alcançar este marco sem o compromisso e dedicação dos nossos colaboradores, parceiros e aderentes. A ERP Portugal continua empenhada em fomentar a mudança para uma economia mais circular e sustentável e esperamos continuar a trabalhar juntos para alcançar este objetivo”.
Com mais de oito mil pontos de entrega de resíduos em todo o território nacional, a ERP Portugal conta, atualmente, com mais de 800 aderentes, que lhe transferiram a responsabilidade, pela gestão dos seus resíduos, assegurando o cumprimento dos objetivos e requisitos impostos pela legislação em vigor, nomeadamente, no que respeita à recolha, reutilização, reciclagem e valorização dos remanescentes.
Ao longo dos anos, realizou inúmeras campanhas e projetos que contribuíram para a recolha de REEE e RPA, assim como para a sensibilização e literacia ambiental da população portuguesa, com destaque para “Geração Depositrão”, “Junta na Freguesia”, “Parceiro Sustentável”, “Traga Pilhas” e “Eureciclo.pt”.