A Escola Profissional da Ribeira Grande (EPRG) anunciou, no passado dia 28 de setembro, que 147 formandos integraram os cinco novos cursos profissionais, mais 49 do que no ano letivo passado.
Assegurando que estes números são “animadores”, João Dâmaso Moniz, diretor-geral da EPRG evidenciou que constituem uma “tendência crescente na procura pelo ensino profissional e por esta escola profissional, em particular. Numa altura em que há uma redução generalizada do número de alunos é de salutar o crescimento em número de formandos e consequentemente em número de cursos nesta escola”.
Atualmente, a EPRG é das escolas profissionais, de direito privado, da região que mais formandos detém na sua orgânica, contando com um total de 280 alunos, que frequentam os sete cursos deste estabelecimento. “Esta dinâmica reflete a energia, a procura e a capacidade de resposta desta escola profissional, fazendo desta um caso de sucesso, qualidade e prestígio no sistema educativo regional”, referiu o diretor-geral deste estabelecimento de ensino, em comunicado.
A pensar no futuro, João Dâmaso Moniz evocou a necessidade de abrir, em permanência, o Polo Cidade da Escola Profissional da Ribeira Grande, uma infraestrutura dirigida à qualificação profissional e sediada no concelho ribeiragrandense. Para tal, a EPRG conta com “a cedência de parte do edificado das antigas instalações da Escola Gaspar Frutuoso, no Largo das Freiras, para acolher este anseio”, o que, segundo o diretor-geral, “constitui uma justa utilização para um espaço, neste momento, dotado ao abandono”.