“ESTA GEMINAÇÃO É O PRINCÍPIO DE ALGO MUITO MAIOR QUE VAI ACONTECER ENTRE ESTAS DUAS FREGUESIAS E ESTES DOIS CONCELHOS”

Na sequência da geminação entre Câmara de Lobos e Rabo de Peixe, o AUDIÊNCIA esteve à conversa com Celso Bettencourt, presidente da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos há praticamente 12 anos. Sem rodeios, o autarca garante que este pode ser o início de uma geminação entre os dois concelhos no futuro.

 

Como definiria a sua freguesia?

É uma freguesia com uma forte componente piscatória, somos a freguesia que pesca o peixe espada preto, é um peixe pescado na Madeira desde o Século XIX, por pescadores de Câmara de Lobos, e só na década de 80 um pescador chamado Luís Ferreira, mais conhecido por Sá Carneiro, veio a Sesimbra ensinar os pescadores a pescar este peixe. Em todo o mundo este peixe é pescado em Câmara de Lobos e em Sesimbra, pouco mais que isso. Somos também uma freguesia com uma forte componente agrícola, e com muitos serviços, muitas empresas e tecido empresarial. Somos das maiores freguesias da região, a minha freguesia representa 52 por cento do concelho de Câmara de Lobos, portanto, somos uma freguesia dinâmica e muito ativa, com cerca de 16.500 habitantes.

 

Portanto, há várias coincidências com Rabo de Peixe.

Sim. Vou confidenciar que já há alguns anos fiquei com a ideia de fazer uma geminação com Rabo de Peixe, mas nunca se proporcionou. Não conhecia o Jaime Vieira e é engraçado ser numa reta final, num encontro que tivemos sobre pesca em Bruxelas, conheci o Jaime que foi com uma comitiva de pescadores de Rabo de Peixe, e eu também fui com uma comitiva da região de Câmara de Lobos, e a verdade é que vi no Jaime uma pessoa dinâmica, um autarca jovem, como eu também sou…

 

E com ambições iguais?

Provavelmente. Identifiquei-me muito com ele e com a dinâmica dele, quer se goste, quer não se goste, um político não vai agradar a toda a gente, mas a verdade é que, do ponto de vista da expressão dos resultados, no meu último ato eleitoral ganhei com 62 por cento, na minha Assembleia de Freguesia tenho 10 membros do PSD e 3 membros da oposição, isso reflete bem o trabalho feito, agora, obviamente que em democracia existem mais partidos e mais candidatos e não podemos agradar a todos, nem é o nosso propósito. O nosso propósito é no dia a seguir às eleições governarmos para todos, para os que votaram ou não votaram em nós. Considero que ser autarca é isto, o combate político é uma coisa, o interesse da população é outra completamente diferente e é assim que nos temos pautado. Isto para dizer que nessa altura acabamos por falar da questão da geminação, ainda analisamos a questão de estarmos numa reta final de mandato, mas isso não quer dizer nada porque deixamos aqui a semente, os próximos presidentes de Junta, se assim o entenderem, mantêm a semente. E isto porque temos a questão da pesca que é algo que nos une, mas temos também uma questão até do ponto de vista cultural, social, muito parecido. Por exemplo, nós somos uma freguesia com três bandas filarmónicas, Rabo de Peixe tem duas, e um dos presidentes de uma dessas bandas filarmónicas veio connosco aqui. Temos também agrupamentos de escuteiros e aqui também têm e já em agosto há um agrupamento de escuteiros da nossa freguesia que vêm cá, de 16 a 21 de agosto, e já estamos a encetar contatos com a própria Junta para, no âmbito deste protocolo de geminação, que pretende promover as parcerias sociais, culturais e económicas, queremos já começar a dinamizar, da mesma forma que se tivermos instituições que nos visitem através deste protocolo de geminação daremos todo o apoio possível para que se sintam em casa, como se tivessem em Rabo de Peixe. E o essencial desta geminação é esta troca de partilhas e de experiências onde podemos aprender uns com os outros. Rabo de Peixe tem um porto de pesca muito melhor do que o nosso, o tipo de pesca que fazem é completamente diferente do nosso, mas podemos aprender uns com os outros e é isto que estamos cá para fazer sendo que nós, muito provavelmente, continuaremos nas lides autárquicas nos nossos concelhos e acho que era uma oportunidade que tínhamos de aproveitar pensando já no futuro, quem sabe, uma geminação depois entre os dois concelhos.

 

E há também algo que se proporciona, que em anos anteriores não acontecia, que é o custo das viagens aéreas que neste momento está nos 89 euros.

Para nós é 79 euros. Mas o vosso teto é de 600 euros e o nosso de 400, portanto vocês ainda são mais privilegiados do que nós. Eu preferia pagar 89 euros e ter um teto de 600 euros, porque pagamos agora em média 826 euros por passagem, para terem noção que fizemos questão de cá estar, o 25 de Abril não é uma data fácil porque, ainda por cima numa sexta-feira, a procura para os Açores, para férias, é enorme mas não podíamos deixar de estar presentes no aniversario de elevação a vila de Rabo de Peixe para no fundo também assinarmos o protocolo de geminação, tal como eles foram lá a 20 de janeiro no 59º aniversário da nossa freguesia, somos uma das freguesias mais antigas da região e por isso também fizemos questão de vir cá porque é uma freguesia que nos diz muito e acho que temos muito para aprender. Esta geminação é o princípio de algo muito maior que vai acontecer entre estas duas freguesias e estes dois concelhos.

 

Isto porque também já pré-anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Fá-lo com que intenção?

Servir a minha população. Eu sou presidente da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos, mas fruto também da minha experiência como coordenador regional da Associação Nacional de Freguesias, lido com todas as freguesias e no meu concelho ainda mais. Trago os presidentes de Junta do meu concelho, dos 5 apenas um não pode vir. Estamos cá porque apesar de ser autarca de freguesia sempre fiz questão de estar presente na vida das freguesias do meu concelho e os meus colegas assim o sabem, sempre que sou convidado estou presente. E este também foi um caminho que se foi trilhando e tenho também o apoio de muita população, das outras freguesias fruto deste caminho que trilhei ao longo destes quase 12 anos e também fruto da coordenação da delegação regional da ANAFRE que nos traz uma responsabilidade acrescida em todo o território e que nos faz ter uma escola de como estar em democracia. Porque a delegação regional da ANAFRE, tal como o conselho diretivo, quando fazemos eleições nunca há duas listas, integramos todas as forças políticas nos órgãos da delegação ou do conselho diretivo. Portanto, tenho comigo presidentes de Junta do PS, do JPP, do CDS, independentes.

 

O que aconselha a visitar em Câmara de Lobos?

Somos um concelho que vai do mar à serra e eu sou suspeito porque sou de Câmara de Lobos, mas temos o concelho mais completo para ser visitado. Temos o mar, temos a natureza, temos uma gastronomia muito rica, o peixe espada preto, pescado pelos pescadores locais faz parte do roteiro gastronómico da região, temos a espetada regional, as vinhas do vinho Madeira, e empresas de produção do vinho Madeira. Depois temos atrações turísticas como o Cabo Girão, sempre muito procurado, somos um concelho completo do ponto de vista de quem nos procura. Temos também muitas instituições culturais, temos um programa cultural mensal lançado pelo município com uma oferta diversa. Câmara de Lobos recomenda-se.

 

 

Manuel Celestino, presidente da Junta de Freguesia de Curral das Freiras

“Curral das Freiras faz parte do concelho de Câmara de Lobos, é a freguesia com maior área do concelho, com 25 Km2, muita montanha, muita serra, mas com cerca de 1.600 residentes. Em termos de população é muito reduzido, mas é uma freguesia com a cultura da castanha, muita gastronomia associada à castanha, e a ginja. E vim cá aceitando o convite do Jaime Vieira porque os presidentes de Junta têm esta particularidade de rapidamente se aproximarem uns dos outros, porque o nosso dia a dia é a proximidade às pessoas, aos autarcas, aos colegas, e é sempre muito bom o intercambio cultural, mas também o intercambio de saberes, de experiências, e que nos enrique como autarcas e no percurso que cada um terá de fazer. Já levo 20 anos de autarca, 8 como secretário do executivo e 12 como presidente, mas não é só ser presidente de Junta, é ser amigo da população. E a riqueza do concelho de Câmara de Lobos, gastronómica e cultural, deve-se também muito à promoção turística que fazemos da Madeira e do concelho. Porque as pessoas só ficam nas freguesias se a economia funcionar.”

Rádio Audiência
Rádio Audiência
LIVE