AREP: DEMOCRACIA E IGUALDADE DE GÉNERO EM DESTAQUE NO DIA DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela Associação Recreativa Entre Parentes (AREP), no Salão Nobre Joaquim Ferreira Pinto Júnior, mais conhecido por Quim da Ilha, na sede da instituição. A cerimónia, que assinalou os 25 anos da integração de senhoras nos órgãos sociais da coletividade, contou com a presença de Jorge Pacheco, em representação da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, Paulo Rodrigues, presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, e Manuel Moreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gaia, entre representantes de entidades civis e militares.

 

A Associação Recreativa Entre Parentes (AREP) comemorou o Dia Internacional da Mulher e os 25 anos da integração feminina nos seus órgãos sociais, no Salão Nobre Joaquim Ferreira Pinto Júnior, mais conhecido por Quim da Ilha, na sede da instituição. Esta cerimónia, que serviu de enaltecimento às associadas da AREP, contou com a presença de Jorge Pacheco, representante da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, Paulo Rodrigues, presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia (FCVNG), Isabel Lacerda, vice-presidente da mesma instituição, e Manuel Moreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gaia, entre inúmeros representantes de coletividades, entidades civis e militares.

A sessão foi inaugurada com um momento musical, protagonizado pelo Grupo de Cavaquinhos da AREP, que antecedeu as intervenções, iniciadas por José Albano Silva, presidente da Direção desta instituição. Na ocasião, o dirigente associativo fez questão de citar um poema da autoria de Valéria Milanês, dirigido às mulheres, realçando que “estamos, aqui, para festejar o Dia Internacional da Mulher, mas, também, para comemorar a data em que estas passaram a fazer parte desta associação”.

Relembrando a história da coletividade e enaltecendo a importância desta data comemorativa, Aristides Silva, secretário da Assembleia Geral da instituição, enfatizou o crescimento exponencial do número de associadas que, ao longo dos anos, entraram para os órgãos da AREP, reforçando que “faz 25 anos, que três mulheres passaram a fazer parte dos corpos sociais desta associação”, destacando que “hoje, 20% dos nossos associados são senhoras, (…) já tivemos duas presidentes da Direção e, hoje, temos, pela primeira vez, uma presidente do Conselho Fiscal”.

Posteriormente, sucedeu-se a homenagem a todas as sócias da Associação Recreativa Entre Parentes, que foram agraciadas com uma flor, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, lembrando a luta diária e os obstáculos ultrapassados, ao longo do caminho percorrido, na conquista dos seus direitos e oportunidades.

Neste seguimento, José Albano Silva convidou Jorge Pacheco, representante da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, a dirigir algumas palavras aos presentes, usufruindo da ocasião para referir que “é gratificante ver que o implemento das mulheres é cada vez maior. Não é por acaso que a Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso estabeleceu, o ano passado, o Prémio Carolina Beatriz Ângelo, precisamente, porque é uma personagem de incentivo às senhoras, para participarem no mundo associativo, político e em geral”.

Afiançando que, pela primeira vez, em quase 50 anos de democracia, a autarquia de Mafamude e Vilar do Paraíso é gerida por uma mulher, o autarca asseverou que “é um sinal da evolução dos tempos e de que a sociedade está cada vez mais aberta e inclusiva, porque o género feminino tem o seu mérito próprio”.

O representante da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso frisou, ainda, a importância da edilidade se associar à homenagem da AREP a todas as mulheres, que, no seu entender, “dão corpo a uma fantástica associação”.

Também Manuel Moreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, congratulou a instituição pela iniciativa, sublinhando que “era bom que já não fosse necessário comemorar o Dia Internacional da Mulher, pois era sinal de que o mundo estava diferente, melhor e mais igual”.

Por fim, foi Paulo Rodrigues, presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, quem encerrou as intervenções, evidenciando que o género feminino estava, claramente, em maioria, no Salão Nobre Joaquim Ferreira Pinto Júnior. “Em cima do palco, estão, precisamente, 15 mulheres e três homens, portanto, o Grupo de Cavaquinhos diz tudo, relativamente à sua participação, aqui, na Associação Recreativa Entre Parentes” ressaltou o dirigente associativo gaiense.

Assegurando que o papel da mulher é importante na sociedade e no movimento associativo, em particular, o presidente da FCVNG apelou à relevância da “participação ativa feminina nos órgãos sociais desta instituição”.

Assim, a celebração do Dia Internacional da Mulher e dos 25 anos de integração de senhoras nos órgãos sociais da Associação Recreativa Entre Parentes, terminou com a atuação do Grupo de Cavaquinhos da instituição, seguido de um brinde a todas as associadas, que fazem parte da história da AREP.