Avelino Meneses, Secretário Regional da Educação e Cultura, reafirmou, na Ribeira Grande, que as escolas dos Açores vão ser dotadas com os meios informáticos necessários, até que estes equipamentos se transformem numa “ferramenta tão vulgar como o papel ou o lápis”.
O Secretário Regional aproveitou ainda o momento para lembrar que o plano integrado de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores pela Educação é “uma empresa de todos, do Governo, escolas, famílias e das comunidades”.
O Secretário Regional da Educação e Cultura garantiu que o Governo dos Açores está empenhado na construção de uma “escola do desenvolvimento”, que considerou ser a única via para a criação de “maior justiça e de obtenção de maior progresso”.
O Secretário Regional da Educação e Cultura assegurou, junto da Secretaria de Estado da Educação, o acesso de professores e técnicos de educação dos Açores à formação que é disponibilizada no continente no âmbito da promoção do sucesso escolar.
O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou a “trajetória descendente muito positiva” da taxa de abandono precoce de educação e formação registada em 2016 nos Açores, de cerca de dois pontos percentuais relativamente a 2015.
O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, em Água de Pau, concelho da Lagoa, que a escola, além de ser uma “fábrica de sonhos”, é também “um instrumento de concretização dos sonhos”.