FESTA DA FLOR ANIMOU A RIBEIRA GRANDE PELA QUARTA VEZ

Decorreu, entre 27 e 29 de abril, a quarta edição da Festa da Flor, um evento que levou milhares de pessoas à Ribeira Grande para uma das iniciativas mais emblemáticas do concelho que foi retomada há três anos pela autarquia, depois de quase duas décadas de interregno.

O ponto alto do evento aconteceu na tarde do dia 28, com o já tradicional desfile alegórico sob o tema “As cores das flores”, que percorreu a rua Direita e que envolveu as freguesias e instituições do concelho num total de 17 grupos. Além das 14 freguesias, participaram ainda no desfile a rede de CATL’s da Santa Casa da Maia, a Casa do Povo da Ribeira Grande, o CAO da Santa Casa da Ribeira Grande, a Escola Profissional da Ribeira Grande, a Casa do Povo da Ribeirinha e a Associação Vassoura de Milho.

Destaque ainda para o facto de o desfile ter sido transmitido em direto através do site da autarquia e na página de Facebook da Câmara da Ribeira Grande, para que todos os que não tiveram possibilidades de se deslocar à Ribeira Grande, incluindo os emigrantes, pudessem ter acesso e ver o cortejo.

À noite, foi a vez de Marco Horácio, no papel de Rouxinol Faduncho, subir ao palco do Teatro Ribeiragrandense para apresentar o seu mais recente espetáculo, “Mais do mesmo”. Esta foi uma das novidades desta 4ª edição do evento, assim como a inauguração do novo parque infantil no jardim Paraíso, que contou com demonstrações de basquetebol e slide.

Como habitualmente, a festa voltou a contar com um tapete de flores, de 12 metros de comprimento, em frente ao Paços do Concelho, feito com cerca de 10 mil flores, sendo que foram ainda distribuídas cerca de 25 mil flores pelos carros alegóricos e arranjos exteriores.

À semelhança das edições anteriores, houve ainda o “Mercado das Flores”, local reservado aos comerciantes para que apresentem ao público o que de melhor sabem fazer, e várias exposições coletivas de pintura e de registos do Senhor Santo Cristo, bem como atuações musicais.

Já no domingo, último dia da Festa, decorreu a tradicional missa e procissão em honra do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, que rumou novamente à freguesia da Ribeira Seca em homenagem à madre Teresa d’Anunciada.