O Passeio da Terceira Idade de Canelas teve Viseu como destino. Dez autocarros levaram os cerca de 600 seniores para aquele que é, para muitos, o único dia do ano fora da freguesia. Na vertente religiosa, os idosos tiveram a oportunidade de assistir à eucaristia do pároco de Perosinho, José Manuel, na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Ribeira, e depois seguiram para a Quinta dos Compadres, onde tiveram uma tarde repleta de boa comida, música, dança e muito convívio. Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, também se juntou a esta festa, em Viseu.
Dez autocarros partiram de Canelas com destino a Viseu no âmbito do Passeio da Terceira Idade, organizado pela Junta de Freguesia. Apesar de durante dois anos a iniciativa não se ter realizado, devido aos constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19, cerca de 600 idosos aderiram a este dia de diversão e convívio.
Já em Viseu, os seniores puderam assistir a uma eucaristia realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Ribeira pelo padre José Manuel, da freguesia de Perosinho, uma vez que o pároco da freguesia de Canelas, Manuel Ribeiro, não pôde comparecer por motivos de saúde. Depois da vertente religiosa, foi tempo de seguir caminho para a Quinta dos Compadres, onde os esperava uma bela refeição e muita música e animação. Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, também fez questão de participar no dia dos idosos de Canelas.
Depois do almoço foi tempo para abrir o bolo junto do staff da quinta e, logo em seguida, Arménio Costa, presidente da Junta de Freguesia de Canelas, e o vereador Dário Silva dirigiram algumas palavras aos presentes.
Arménio Costa começou por salientar a felicidade que sentia por poder estar a participar, novamente, no Passeio da Terceira Idade e de quão estava contente por o número de participantes não ter diminuído apesar dos dois anos de interregno. “Dois anos volvidos e depois de uma pandemia que nos tirou o convívio e nos tirou a alegria, finalmente estamos todos juntos, estamos a conviver. Graças aa Deus muita gente continua a vir ao nosso Passeio Sénior, e isso, para mim, é motivo de alegria e orgulho, porque é sinal que também continuam a confiar em nós”, afirmou.
Além de agradecer aos seus colegas de executivo, cumprimentar o presidente da Assembleia de Freguesia que estava presente, bem como o senhor vereador, o autarca de Canelas enalteceu a presença da Associação Humanitária de Canelas pelo apoio e da USF de Canelas, que estava presente com um médico. Depois, pediu uma salva de palmas à sala para os funcionários da Junta, atribuindo-lhes os louros pela organização do passeio. “É um orgulho para mim trabalhar com esta equipa, apesar dos cabelos brancos que me dão, mas isso faz parte daquilo que é o dia a dia de uma autarquia”, brincou Arménio Costa.
Antes de passar a palavra ao vereador Dário Silva e de desejar a todos um bom bailarico, o edil ainda deixou uma palavra de confiança aos seus fregueses, referindo que compreendo os tempos difíceis, mas assegurando que fará de tudo para os apoiar nos tempos difíceis. “Continuamos aqui a trabalhar para vocês. São momentos difíceis os que nós vivemos, depois de uma pandemia, veio este conflito e associado a isso a inflação e todas as dificuldades que ainda aí vêm, mas com o apoio da Câmara Municipal, a Junta de Freguesia espera ajudar a resolver muitos dos problemas que muitos de vós têm, ou irá ter. Em comunidade vamos resolver isto e é o que vos prometo para estes três anos”, terminou.
Por sua vez, Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, lembrou os presentes que percebe bem o significado destes passeios, lembrando os seus tempos como autarca de Oliveira do Douro. “Eu sei, como ninguém, o que é a alegria do passeio sénior, a oportunidade que vocês têm de, pelo menos uma vez do ano, poderem reencontrar os vossos amigos que já não veem há muito tempo e poderem usufruir destas convivências uns com os outros. Por isso, sei bem a importância destes convívios seniores, principalmente numa altura em que estivemos dois anos sem nos vermos, sem podermos trocar os nossos afetos, sem convivermos”, aludiu.
O vereador entregou cumprimentos em nome do presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e lembrou os seniores que esta normalidade ainda é aparente, refletindo sobre o facto da Covid-19 ainda não ter terminado, sobre o medo de que o inverno possa agravar os números, e aproveitando a situação para fazer um apelo à vacinação.
Ainda sobre o passeio, e enaltecendo o apoio da Câmara nestas atividades, Dário Silva referiu que esta atividade “é um pequeno miminho que vos é dado no ano, é um justo e merecido apoio e uma justa e merecida homenagem pela vossa vida, pelo vosso contributo ao país e para com o concelho de Vila Nova de Gaia”.
Dário Silva também aproveitou o momento para homenagear “todo o trabalho que a Câmara Municipal de Gaia tem feito em prol da comunidade gaiense”, lembrando que “o senhor presidente tem privilegiado sempre as pessoas”. Aí referiu a importância do trabalho em rede. “A Câmara Municipal tem o seu presidente, tem os seus vereadores, os membros da Assembleia Municipal, mas não seria possível fazer este trabalho se não pudesse contar com as Juntas de Freguesia e as instituições que servem as freguesias. Portanto, a obrigação da Câmara é, nestes momentos, perante todos vós, fazer uma justa homenagem ao vosso presidente da Junta, ao executivo e funcionários, à Assembleia de Freguesia, às instituições que vos servem a todos”, mencionou, terminando desejando um resto de dia feliz
Por fim, o vereador desejou “um resto de excelente dia, que tenham uma excelente viagem e, se Deus quiser, para o ano, noutro sítio ou aqui, estaremos todos juntos, de novo, para confraternizar e viver a vida”.
Seguiu-se o bailarico numa tenda anexa ao local das refeições e, para os mais tímidos, não faltavam locais ao ar livre para confraternizar e tirar fotografias. Antes do regresso, os seniores ainda puderam apreciar um belo lanche ajantarado e a viagem para Canelas ocorreu sem sobressaltos.