Francisco César, atual deputado do PS Açores à Assembleia da República, formalizou, no passado dia 13 de junho, a sua candidatura à liderança do Partido Socialista dos Açores, com declarações de propositura de mais de 400 militantes.
A entrega da candidatura ocorreu na sede do PS Açores em Ponta Delgada, onde foi recebida por Fernando Cordeiro, presidente da Comissão Regional de Jurisdição. Este ato marca o cumprimento do prazo final para a submissão de candidaturas à liderança do partido.
Na entrega da sua moção, Francisco César destacou a importância de construir “Um Novo Futuro” para o PS Açores, assente em três pilares “fundamentais”: Educação para Todos, Transparência e Liberdade, forte componente no fomento económico.
Em relação a propostas e objetivos, o candidato defende “um novo modelo económico, diversificado, aberto e sustentável, que agregue os nossos fatores diferenciadores e aposte na criação de valor nos setores tradicionais, como agricultura, pescas e turismo, e nas novas economias do mar, do digital, da descarbonização e da transição energética”.
Francisco César enfatizou, ainda, a importância da dignidade humana e da justiça social. “Somos o partido que acredita que a comunidade em que nos inserimos só será plena quando houver verdadeira dignidade para com o ser humano: dignidade no acesso ao trabalho, no rendimento, na velhice, na habitação e na saúde,” afirmou.
Francisco César é membro do PS Açores, com uma trajetória política marcada pelo compromisso com a comunidade açoriana. Atualmente, exerce funções como deputado do PS Açores na Assembleia da República, sendo vice-presidente da bancada socialista. É economista de formação e dirigente do Partido Socialista. Anteriormente, era deputado eleito à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, tendo presidido à bancada do PS Açores entre 2019 e 2020.
As eleições para a liderança do Partido Socialista dos Açores decorrem a 28 e 29 de junho.