Aos 13 anos, Gabriela Teixeira foi a nova campeã nacional de Karting da categoria Júnior e a primeira piloto feminina de sempre a conquistar o título nesta importante categoria. Natural de Gondomar, a jovem que nasceu no seio de uma família com tradição no desporto automóvel brilhou ao longo da temporada, em representação da FCK Motorsport.
A velocidade está nos genes de Gabriela Teixeira. Filha do piloto de Ralicross, Mário Teixeira, e neta do campeão de Autocross e Ralicross Joaquim Santos, a jovem piloto de Gondomar descobriu cedo a paixão pelos karts e pelas pistas. Começou a treinar e a competir quando tinha apenas 7 anos de idade, no projeto de captação da Kart Kid Race School, e desde então nunca mais parou de evoluir. O seu talento chamou à atenção da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) que, em 2022, a escolheu para representar Portugal no programa FIA Girls on Track, em Paul Ricard, em França, uma experiência que lhe deu ainda maior confiança e que a catapultou para a luta pelos primeiros lugares nos campeonatos nacionais IAME e Rotax.
Assim, em 2024, Gabriela Teixeira dominou o Campeonato de Portugal de Karting Toyota da categoria Júnior, uma das mais exigentes, conseguindo o registo de oito vitórias, 13 pódios e quatro voltas mais rápidas, entre mangas de qualificação e finais. Na derradeira ronda, no circuito de Baltar, Gabriela Teixeira sagrou-se campeã nacional, no final de um campeonato que também passou pelas pistas de Leiria, Viana do Castelo, Bombarral e Braga. Isto depois de já ter subido ao pódio, no arranque da época, no Open de Portugal de Karting. “Fiquei muito feliz com o título de campeã, porque treinei muito ao longo do ano com a minha equipa e a minha família para poder chegar a este nível. Foi um campeonato muito disputado, pois havia vários pilotos a lutar pelas vitórias. Fomos muito consistentes, ganhámos oito corridas e isso, no final, deu-nos o título. Quero agradecer à minha equipa, FCK Motorsport, à minha família, amigos e todas as pessoas que me dão força, dentro e fora das corridas”, destacou Gabriela Teixeira.
Refira-se que esta foi a primeira vez que uma piloto feminina foi campeã nacional na categoria Júnior, onde já são utilizados os chassis para adolescentes e adultos. As outras duas pilotos femininas a conquistarem títulos nacionais foram Mariana Machado, na categoria Juvenil, em 2015, e Maria Germano Neto, na categoria Cadete, em 2019.
Agora, Gabriela Teixeira vai preparar-se para tentar alcançar outro grande objetivo da sua época, a Taça de Portugal de Karting, que vai ser disputada na pista de Portimão, nos dias 23 e 24 de novembro.