Com o intuito de dotar as juntas de freguesia de competências e ajudar na a retoma económica do concelho, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande anunciou que serão transferidos 1,5 milhões de euros para as Juntas de Freguesia em 2022.

 

 

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, visitou a Freguesia do Porto Formoso, acompanhado pelo vereador da Cultura, Juventude e Desporto, José António Garcia, e pelo presidente da Junta de Freguesia do Porto Formoso, Rúben Adriano. Na ocasião, o presidente anunciou o aumento da delegação de competências, em cerca de 420 mil euros, para obras que serão realizadas pelas juntas de freguesia no ano de 2022.

 

No Porto Formoso, uma dessas obras é a requalificação do antigo campo de jogos, zona que se encontra abandonada há vários anos e que a Junta de Freguesia pretende revitalizar, passando a ser um espaço verde, com diversos equipamentos de lazer. Esta requalificação tornará a zona mais atrativa, tanto para os residentes, como para os visitantes.

 

Além das delegações de pequenas empreitadas, o orçamento da Câmara Municipal da Ribeira Grande, para o ano de 2022, prevê a atribuição de mais 1,1 milhões de euros para as 14 freguesias do concelho, totalizando assim em cerca de 1,5 milhões de euros o valor que a Câmara Municipal irá transferir para as juntas.

 

“É importante dotar as juntas de freguesia de competências, acompanhadas pelos respetivos protocolos financeiros, para poderem dinamizar as suas localidades. Esta realidade assume uma maior relevância numa altura em que estamos a atravessar uma crise pandémica. A proximidade e a realização de pequenas empreitadas são fundamentais para haver a retoma económica que tanto almejamos”, referiu o autarca.