Os jovens Afonso Costa Rodrigues e Ana Costa Rodrigues, dois gémeos e duas promessas do nonagenário Golfe de Miramar, foram os grandes dominadores da Taça R.S. Yeatman, um dos torneios mais mediáticos do clube e do calendário federativo, também pontuável para o “ranking” da Federação, tendo-lhe pertencido as duas primeiras posições da tabela classificativa. Porém, apenas o jovem Afonso, praticante de nível “scratch” (“handicap” zero), terminou a competição destacado no primeiro lugar, tendo sido o único dos cerca de sete dezenas de participantes oriundos de dez clubes de todo o país, a cumprir as duas voltas regulamentares abaixo do par do campo (uma abaixo no total), registando um agregado (soma das duas voltas) de 139 pancadas, com voltas de 69 e 70, para um par convencionado nas 70 pancadas. Ainda assim, em termos participativos, mais de metade do contingente tinha como “home-club” o clube miramarense.
Na primeira volta do torneio, quem mais sobressaiu foram os anfitriões António Teixeira, também “scratch”, e Hugo Camelo Ferreira, que se equipararam com duas abaixo ambos, repartindo a liderança após os primeiros 18 buracos cumprido. Todavia, na volta de encerramento emergiu com uma volta ao nível do par do campo, que o colocou, de forma solitária, sozinho no topo da tabela, sem companhia, ostentando o único “score” que tinha vantagem sobre o par do campo, enquanto a performance de Ana Rodrigues e António Teixeira colocava-os igualados no segundo patamar do pódio, ambos com duas acima.
Para se avaliar a importância deste torneio federativo para os clubes nortenhos, importa realçar que estiveram em competição representantes de todo o país (excepção dos clubes insulares), tais como Oporto (é o mais antigo praticante nacional da modalidade), Quinta do Fojo, Citynorte, Paredes, Axis Ponte de Lima, Vale Pisão, Belas Clube de Campo, Quinta do Lago, Quinta do Perú (Azeitão), Costa de Prata (Oeste) e Vilamoura, para além dos anfitriões miramarenses.
Os melhores do “top-five”:
1.º Afonso Costa Rodrigues, 139 (69+70) –1; 2º Ana Costa Rodrigues, 142 (70+72) +2; 3º António Teixeira, 142 (68+74) +2; 4º Hugo Camelo Ferreira,144 (68+76) +4; 5ºTomás Araújo, 149 (76+73) +9.
Guedes e Lousan no topo
da Taça Freitas da Costa
Entretanto, Martim Guedes, em “stableford-net” (com abono) e João Cubeles Lousan, em “gross” (“score real) sagraram-se vencedores da Taça António Freitas da Costa, torneio em homenagem ao anterior presidente do clube, que sucumbiu na própria vigência do exercício presidencial, tendo-lhe sucedido, por obediência estatutária, o “histórico” associado José Miguel Mendes Ribeiro, actual presidente. Na classificação bonificada, depois de se apresentar no “tee” de saída com uma “benesse” de 10 pancadas, Martim Guedes alcançou os 38 pontos e superou em dois pontos o seu nível de jogo, mas com escassa vantagem pontual sobre a dupla Henrique Saraiva e Rui Braga Oliveira, com 37, enquanto Luís Themudo e Joaquim Gomes jogaram para o seu “handicap” fixando-se ambos no seu nível de jogo. Já no tocante à classificação de “score” real (“gross”), Cubeles Lousan obteve um triunfo tangencial, somando 31 pontos, contra 30 do trio formado por Luís Themudo, Jorge Abreu e João Maria Pontes, fechando Manuel Oliveira o “top-five”, com a marca dos 29 pontos.
Campeonato do Clube
entra na fase “match-play”
Entretanto, já estão desenhadas as grelhas competitivas para fase final do campeonato interno, nos mais diversos escalões etários. Porém, um dado adquirido é que haverá este ano um novo campeão no escalão principal (Homens), devido à ausência do campeão em título, uma vez que Pedro Lencart da Silva não entra nas contas, por não ter participado na fase de apuramento por impossibilidades de calendário. Por outro lado, já vão longe os “louros” de Miramar na vertente feminina, sector em que o clube miramarense era sempre um opositor temível no plano nacional. Eis a chave do primeiro “match”:
Homens – Dani Rodrigues-Luís A. Silva; Jorge Abreu-Afonso Rodrigues; João M. Pontes-Ricardo Cabral; Hugo Ferreira-João Iglésias.
Senhoras – Apenas participam a hexacampeã Benedita Mendes Ribeiro, Inês Lousan e Luciana Reis.
Midi-amateurs – Jorge Abreu-Inês Lousan; Manuel Oliveira-Rodrigo Nunes; Diogo Almeida-Ed. Marta da Cruz; Luís Themudo-Ricardo Cabral.
Seniores – Jorge Abreu-Pedro Lobo; Ed. Marta da Cruz-Luís Themudo; Manuel Oliveira-João Nuno M. Ribeiro; Ricardo Cabral-Abel Pereira.
Juniores – Dani Rodrigues-Miguel Pinheiro; Afonso Rodrigues-João Iglésias; João M. Pontes-Luís A. Silva; Hugo Ferreira-Duarte Gonçalves.