O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Saúde, entregou novos equipamentos aos cinco corpos de bombeiros da ilha de São Miguel. De acordo com a detentora desta pasta, Teresa Machado Luciano, quer isto dizer que o Governo está “comprometido com o apoio e a prestação de socorro à população”, sendo esse o motivo do “crescente investimento em infraestruturas, equipamentos e formação”.
Dos equipamentos entregues em Vila Franca do Campo a 3 de agosto, durante a visita de trabalho do Governo a São Miguel, fazem parte 34 aparelhos respiratórios isolantes de circuito aberto (ARICA) e cinco nebulizadores (equipamento que se destina à desinfeção das superfícies das ambulâncias) às respetivas cinco associações: Nordeste, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Povoação e Vila Franca do Campo.
Este foi investimento de 134 mil euros em 100 aparelhos respiratórios isolantes de circuito aberto que têm vindo a ser distribuídos aos corpos de bombeiros da Região, e 17 nebulizadores, um para cada associação humanitária.
Para Teresa Machado Luciano, estes investimentos permitem “melhorar significativamente a capacidade operacional e o grau de prontidão dos nossos corpos de bombeiros, elevando a qualidade do apoio e da prestação de socorro às populações”.
A governante lembrou ainda que “este ano comemoramos o 40.º aniversário do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, e fazemo-lo num contexto particularmente difícil e exigente”. No entanto, os bombeiros têm respondido com “empenho, dedicação e coragem” aos desafios da COVID-19.
Dos 34 aparelhos respiratórios, 12 destinam-se aos bombeiros de Ponta Delgada, 10 aos da Ribeira Grande, sendo que os do Nordeste, Povoação e Vila Franca do Campo receberam quatro destes equipamentos.
Com autonomia de cerca de 35 minutos, estes novos aparelhos são mais modernos e leves, permitindo uma intervenção mais eficiente em ambientes com atmosferas contaminadas ou com deficientes concentrações de oxigénio, protegendo as vias aéreas e a face dos utilizadores.