GOVERNO DOS AÇORES PRETENDE APROFUNDAR RELAÇÕES COM CANADÁ

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, reuniu-se com a Deputada Federal do Canadá Julie Dzerowicz, com o intuito de aprofundar as relações com o Canadá, estruturando essa aproximação em três áreas fundamentais, nomeadamente, as relações comerciais, a diáspora açoriana e o turismo.

Para o titular da pasta das Relações Externas, o acordo CETA, de livre comércio entre a Europa e o Canadá, que entra em vigor a 21 de setembro,”pode permitir um escoamento importante dos produtos açorianos, nomeadamente queijo e laticínios”. “O Canadá é um país que importa estes produtos”, afirmou Rui Bettencourt, acrescentando que a deputada Julie Dzerowicz “pode ajudar a operacionalizar esta exportação de produtos açorianos facilitados pelo CETA”.

Relativamente à diáspora açoriana no Canadá, Rui Bettencourt considerou que a deputada conhece a realidade e os atores açorianos que se encontram naquele país, pelo que será uma “ótima aliada” para colaborar na aproximação aos jovens da diáspora, que é uma das preocupações do Governo dos Açores.

Por outro lado, no que diz respeito ao turismo, o Secretário Regional afirmou que se pretende divulgar os Açores junto dos Canadianos, dado o potencial existente, que foi reconhecido pela deputada, e atendendo à localização do arquipélago a curta distância do Canadá, pelo que será desenvolvida colaboração nesta área, perspetivando-se um acréscimo do turismo canadiano nos Açores nos próximos anos.