HANDGAIA 2019 REUNIU MAIS DE 1500 JOVENS ATLETAS

O HandGaia 2019 foi organizado pelo Futebol Clube de Gaia e decorreu entre os dias 17 e 20 de abril, em diversos pavilhões gaienses, nomeadamente no Pavilhão do Futebol Clube de Gaia, no Pavilhão Municipal de Gaia, no Pavilhão Municipal de Vila D’Este, no Pavilhão Municipal Maia-Brenha, no Pavilhão Municipal das Pedras, no Pavilhão Municipal de Avintes, no Pavilhão do Colégio dos Carvalhos, no Pavilhão da Escola EB 2/3 Soares dos Reis e no Pavilhão da Escola Secundária Almeida Garrett. O evento contou com a presença de mais de 1500 atletas de 97 equipas, oriundas de seis países europeus.

A edição de 2019 do HandGaia foi organizada pelo Futebol Clube de Gaia e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso.

Francisco Teixeira, coordenador do Torneio, afirmou que este é “um dos maiores torneios internacionais de andebol jovem masculino” e revelou que mais de 1500 atletas, de 97 equipas oriundas de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Reino Unido, disputaram “o estatuto de campeão em cinco escalões: Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Minis”.

“Este torneio é único no universo do andebol de formação, quer em Portugal, quer na Europa. Leva o nome do Futebol Clube de Gaia, da cidade e da região além-fronteiras. De ano para ano, sentimos um maior interesse por parte de várias equipas, incluindo de topo europeu, em marcar presença neste evento.

Começa a ser uma referência no recrutamento de jovens atletas da modalidade. Com a as devidas diferenças de proporção, está para o andebol como o Torneio de Toulon está para o futebol”, sublinhou o coordenador do Torneio, acrescentando que “com o aviltado crescimento desta modalidade, este torneio tem tido uma avassaladora adesão e, nesse contexto, Gaia tem-se afirmado como a capital do andebol”.

O responsável enalteceu ainda que a mascote oficial, Handy, foi a surpresa desta edição e explicou que na primeira fase o torneio foi disputado com as equipas divididas em grupos e os jogos realizaram-se num sistema de todos contra todos e que na segunda fase, as equipas apuradas disputaram um ou mais jogos de apuramento em sistema de eliminatórias, de acordo com a classificação obtida na fase anterior.

No que concerne os resultados em Juniores, U20, o Futebol Clube do Porto conquistou o primeiro lugar, a Federación Territorial de Balonmano de Castilla y León o segundo lugar e o Futebol Clube de Gaia o terceiro lugar.
Em Juvenis, U18, o Sport Lisboa e Benfica ficou em primeiro lugar, o Sporting Clube de Portugal em segundo lugar e o Futebol Clube do Porto em terceiro lugar.

No escalão de Iniciados, U16, o Club Cisne Balonmano obteve o primeiro lugar, o Sport Lisboa e Benfica o segundo lugar e o Núcleo de Andebol de Samora Correia o terceiro lugar.

No que respeita os Infantis, U14, o Grupo Desportivo do Colégio Internato dos Carvalhos conseguiu o primeiro lugar, o Andebol Clube de Fafe o segundo lugar e a Escola de Andebol do Alto do Moinho o terceiro lugar.

Por último, em Minis, U12, destacou-se o Club Cisne Balonmano que alcançou o primeiro lugar, o Centro Desportivo e Cultural de São Paio de Oleiros que conquistou o segundo lugar e o Futebol Clube de Gaia que ficou em terceiro lugar.