No quinto aniversário de liderança do Professor Doutor Eduardo Vítor Rodrigues,
na Autarquia de Vila Nova de Gaia,
“A gente ajuda, havemos de ser mais
Eu bem sei
Mas há quem queira deitar abaixo
O que eu levantei “
Venham Mais Cinco – Zeca Afonso
Passaram num ápice estes cinco anos.
Cinco anos de trabalho, sério, rigoroso, determinado, em equipa, feito com paixão e em permanente preocupação com os equilíbrios sociais, económicos e políticos.
Cinco anos de pragmatismo, racionalidade e de confronto com o status quo, conseguindo-se com coragem, força e capacidade de decisão, manter e dar continuidade ao que estava bem e, dando novo rumo, alterar e reformar radicalmente o que estava errado.
Cinco anos que, com visão e apostas bem definidas (e ganhas), na saúde, na educação, na promoção da cultura, nas artes, nos transportes e mobilidade, na significativa redução da dívida da autarquia, no investimento em infraestruturas, no ambiente, no turismo e na solidariedade social, muito contribuíram para a melhoria da qualidade de vida das pessoas… dos Gaienses!
Cinco anos de permanente confronto, reptos, maledicências e desgaste. De uma total ausência de luta política leal, tão necessária para a discussão e consolidação dos projetos, das ideias e da democracia.
Felizmente, entramos agora numa mudança de ciclo e venham mais cinco, ou seis ou sete anos, de futuro promissor e esperança, de boas e profícuas ideias, obras e realizações úteis e necessárias, para os Gaienses, para o Concelho, para a Região, para o País.
Venham mais cinco, venham muitos mais anos de muita saúde e força interior para o Homem afável, simples, leal, generoso e humilde, com ligação profunda às suas origens e à sua terra, à família e com elevados princípios éticos e morais.
Venham mais cinco, venham muitos mais anos de entusiasmo para o Professor, profundo conhecedor e estudioso das problemáticas sociais e das suas interações, culto, e comunicador por excelência.
Venham mais cinco, venham muitos mais anos de motivação e centelha ao Político e democrata, defensor acérrimo de causas nobres e justas, preocupado, atento e atencioso, acessível, experiente, convicto e dedicado ao Concelho.
Pelo muito que já fez e com certeza, pelo muito que tem em mente fazer, por Vila Nova de Gaia, permita-me um singelo reconhecimento e antecipado agradecimento:
Obrigado, Caro Presidente.
Sem esquecer que,
“A gente ajuda, havemos de ser mais
A bucha é dura, mais dura é a razão”.
Luís Amorim, presidente da Liga das Associações de Socorro Mútuo de Vila Nova de Gaia