HORTA: PRESIDENTE DA CÂMARA DEFENDE NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DA ROTA PORTO-HORTA

O presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, defendeu, em declarações à RTP-Açores, a criação da ligação aérea entre as cidades do Porto e Horta. “Temos procura, temos dados que nos permitem fundamentar essa rota, e o Município está disponível e tem interesse em ser parceiro para partilhar os riscos e encontrar soluções de promoção da rota Porto-Horta”, afirmou.

Para o autarca, esta é mais uma oportunidade de expansão da acessibilidade aérea de e para o Faial. “Não comento o reforço de voos para outras ilhas, mas reafirmo que a SATA/Azores Airlines não tem servido bem o Faial e não está a corresponder às suas reais necessidades”, frisou.

Neste sentido, Carlos Ferreira destacou que “a ilha do Faial precisa efetivamente de um voo «puro», sem condicionamento de lugares, Ponta Delgada-Horta, na sexta-feira à tarde, para permitir o turismo interno, e de uma ligação da Horta para Lisboa ao domingo à tarde, para fomentar o turismo nacional”.

O presidente reiterou ainda que “precisamos de mais ligações e mais lugares na rota Lisboa-Horta, sobretudo no Verão IATA, para satisfazer as nossas necessidades e para evitar o cenário de falta de mobilidade que se vem verificando há muitos anos e que urge ser resolvido”, concluiu.