A Academia da Juventude da Praia da Vitoria abriu as suas portas este ano para a realização conjunta da Tertúlia Tauromáquica Praiense e Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande da II Gala da Tauromaquia.
Foi em bom ambiente de festa e numa sala a rondar as 200 pessoas em que fizeram parte ganadeiros, cavaleiros de alternativa, bandarilheiros, forcados, e muitos aficionados e simpatizantes da festa dos toiros que quiseram marcar a sua presença.
Ao iniciar a noite teve lugar varias intervenções em primeiro lugar e abrindo teve a palavra o Presidente da Tertúlia Tauromáquica Praiense Francisco Godinho (Magalhães) que começou por agradecer a todos o apoio dado aos trabalhos da TTP e desejando que 2018 seja um ano tauromáquico excelente para todos, de seguida foi a vez do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitoria o Sr. Carlos Armando, um dos momentos altos foi sem duvida a intervenção do Exmº Sr. Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares Berto Messias em representação do Governo Regional dos Açores que deixou a promessa que no que toca ao governo regional e em conjunto com as outras instituições do concelho da Praia da Vitoria tudo fará para que a TTP e o GFA Ramo do Grande poça vir a ter o mais rápido possível a sua sede que tanto desejam.
Seguidamente foi servido o jantar ao que de imediato ao seu término assistiu-se ao segundo ponte alto da noite as homenagens de várias pessoas ligadas aos toiros e que muito contribuíram para festa brava.
O primeiro homenageado da noite foi o ex capinha Dimas Soares das nossas touradas á corda com 25 anos na arte de chamar toiros pelos arraiais da nossa ilha e fora dela, entregando o premio o actual presidente da TTP Francisco Godinho, seguidamente foi chamado Filipe Pires ex cabo do GFA do Ramo Grande que este ano se despediu da liderança do grupo e coube ao actual cabo Manuel Pires entregar o premio da justa homenagem, de seguida e a titulo póstumo foi homenageado o Sr. Almerindo Costa um dos fundadores da TTP recebendo assim a sua esposa das mãos do Vice-presidente do Município da Praia da Vitoria Sr. Carlos Armando, seguidamente foi a vez de ser homenageado esta grande figura de toureio o primeiro e único português com alternativa de cavaleiro tauromáquico e matador de toiros, natural da Ilha Terceira Mário Miguel, que infelizmente não pode estar presente mas fez questão que fosse lido uma texto por ele escrito a todos os presentes, recebendo assim seu pai o prémio das mãos do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares Sr. Berto Messias e por ultimo a ser homenageado a Ganadaria de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues ao que coube ao Presidente da Assembleia Geral o Sr. Eng. Joaquim Pires a entrega do referido troféu.
E para terminar as intervenções e discursos tomou a palavra o Presidente da Assembleia Geral Sr. Eng. Joaquim Pires ao que fez um agradecimento a todos os que de uma forma ou de outra contribuem para que a festa dos toiros continuo no mais alto patamar.
Durante e depois do jantar fomos brindados com uma extraordinária noite de fados.