O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, inaugurou recentemente a obra de requalificação do largo Padre António Vieira, no centro de Rabo de Peixe. Para o autarca, esta empreitada “transformou, de acordo com as pretensões dos locais, um espaço nobre que estava desaproveitado, devolvendo-o à população”.
“Este foi um compromisso assumido há quatro anos e que foi desenvolvido por fases, sendo que numa primeira fase procedeu-se à compra e demolição das moradias existentes, algumas desabitadas e em risco de ruir, resolvendo-se também um problema de saúde pública, porque com as demolições as ruínas deixaram de albergar roedores que por ali proliferevam”, referiu Alexandre Gaudêncio.
O autarca lembrou ainda que este projeto de requalificação contou com “importantes contributos das pessoas” e destacou a “sensibilidade da Junta de Freguesia, presidida por Jaime Vieira, para acolher a opinião das pessoas e trabalhar de acordo com os contributos recebidos nas sessões públicas realizadas para o efeito”.
A intervenção muda a face de um espaço nobre da vila de Rabo de Peixe, valorizando-o e projetando-o num ex-líbris da localidade, não só para a realização de eventos culturais, mas também como uma mais-valia turística.