O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, foi eleito presidente do Conselho de Ilha de São Miguel, na reunião que se realizou no passado dia 21 de junho, em Vila Franca do Campo.
A lista B, encabeçada por Jorge Rita, na qualidade de presidente da Associação Agrícola de São Miguel, obteve 24 votos, ao passo que a lista A, liderada pelo docente da Universidade dos Açores, Armindo Rodrigues, conseguiu 18 votos.
Por conseguinte, o também vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal vai suceder, assim, Rui Coutinho na liderança do Conselho de Ilha de São Miguel. Neste seguimento, João Medeiros, da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada doi eleito vice-presidente do organismo, enquanto Afonso Quental, da UGT, foi nomeado primeiro secretário e Maria de Lurdes Batista, da Federação das Pescas dos Açores, segunda secretária.
O Conselho é composto pelos presidentes das Câmaras e Assembleias Municipais da Ilha de São Miguel, por quatro membros eleitos por cada Assembleia Municipal, por três presidentes de Junta de Freguesia e um representante do Governo Regional, sem direito a voto. Têm ainda assento dois representantes do setor empresarial, dos movimentos sindicais e das associações agrícolas. As Instituições Particulares de Solidariedade Social, as associações ambientais não governamentais e as associações de defesa da igualdade de género estão também representadas nas ilhas em que estas tenham sede.